Clara de O Outro Lado do Paraíso e a questão do abuso psicológico
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
A novela O Outro Lado do Paraíso já mostrou cenas fortes e que levantam uma discussão muito importante: sobre o estupro marital. Porém, continuando a onda de polêmicas, a trama tem levado a história de Clara para um segundo caminho, em que podemos fazer uma ligação direta com outro tema que falamos bastante por aqui, o abuso psicológico.
Gaslighting é um termo comum ultimamente, por ser uma prática usada em relacionamentos abusivos e até em cenas rotineiras, do dia a dia. Basicamente, essa é uma forma de abuso psicológico em que uma pessoa manipula outra, emite informações, distorce outras ou ainda inventa situações para fazer com que uma segunda pessoa duvide da sua memória, percepção e sanidade.
Ou seja, gaslighting ocorre quando um namorado agride fisicamente uma mulher num quarto escuro e insiste que ela bateu a cabeça caindo da cama durante a noite. Ele conta essa história de uma forma que ela começa a duvidar de si mesma e do que viveu. Em níveis extremos, essa prática pode levar uma pessoa à loucura.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Na história de Clara, conseguimos fazer um paralelo com o gaslighting. Isso porque são muitas pessoas colaborando para uma história de que ela está louca, ao ponto de ser internada em um hospital psiquiátrico contra a sua vontade.
O que é gaslighting?
Continue lendo aqui: Clara em O Outro Lado do Paraíso e a questão do abuso psicológico