Com doença rara, PC Siqueira reaprende a andar e pede ajuda
Youtuber se recupera de cirurgia e recebe ajuda de fãs para bancar o plano de saúde
O youtuber PC Siqueira, que foi acusado de pedofilia em junho do ano passado, está reaprendendo a andar com a ajuda de um andador depois de passar por uma cirurgia de substituição do quadril.
Ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa rara, que necrosou o osso do quadril e da cabeça do fêmur.
Em recuperação em casa, o ex-VJ da MTV tem usado suas redes sociais para falar sobre sua condição de saúde e também pedir ajuda financeira aos fãs para arcar com os custos com o plano de saúde. Segundo ele, uma segunda cirurgia será realizada do lado direito do quadril daqui a dois meses.
No ano passado, PC Siqueira falou pela primeira vez sobre a doença degenerativa que estava sofrendo. Na ocasião, ele publicou uma foto em seu Instagram usando uma bengala. “Meu quadril e cabeça do fêmur está 100% necrosado. É uma doença degenerativa rara. Claro que tinha que ser comigo”, escreveu.
Desde então, ele tem divulgado seus dados para receber transferência bancária instantânea para pagar as contas e comprar comida.
No vídeo abaixo publicado em seu canal no YouTube, Siqueira mostrou a preparação para cirurgia e o pós-operatório, e aproveitou para contar que colocou seu apartamento à venda.
https://www.youtube.com/watch?v=YxrBTk9f9pQ&feature=youtu.be
Como é realizada a cirurgia pela qual passou PC Siqueira?
A artroplastia é a substituição total da articulação do quadril por próteses articuladas de metal associadas a um tipo específico de plástico (polietileno). O objetivo é restaurar a integridade funcional da junta.
Esse procedimento é indicado para pacientes com grandes limitações, que sentem dores que não cessam causadas, por exemplo, pela osteoartrite em condições avançadas.
Além do quadril, é possível realizar esse tipo de cirurgia no joelho, cotovelo, tornozelo, ombro e dedos da mão.
“A artroplastia de ombro, nos últimos anos apresentou grande evolução funcional, mas os resultados mais significativos são vistos nos joelhos e quadris”, afirma Dr. Márcio Ferreira, ortopedista e traumatologista do HCor.
Para realizar a artroplastia, primeiramente, as superfícies articulares desgastadas são retiradas e, ao mesmo tempo, preparadas para receber os implantes. Depois disso, as próteses são fixadas nos ossos.
“O quadril possui algumas peculiaridades. Para fazer o acesso, às vezes é preciso soltar um músculo que ajuda na estabilização da articulação, então depois da cirurgia é preciso fechar esse músculo novamente e esperar pela cicatrização. Por isso, existem algumas restrições de movimentos que o paciente pode precisar adotar”, conta o médico do HCor.