Conheça o ‘Netflix’ gratuito de filmes da América Latina
Existe um grande problema de distribuição nos cinemas nacionais, com bons filmes que ficam fora do circuito comercial por não serem um blockbuster. Para os cinéfilos amantes do cinema latino-americano, um site está ajudando a ter acesso a obras: o retinalatina.org.
O projeto, que está no ar há seis meses, foi feito em parceria entre Bolívia, Equador, Peru, México e Uruguai. De acordo com a Folha de S.Paulo, países como Cuba, Chile e Argentina também estudam entrar na iniciativa.
- Netflix lança em breve versão na África de ‘Sex and the City’
- Elke Maravilha lembra carreira em entrevista de seu último filme
O acervo do canal é composto por 43 longas e 28 curtas, a maioria sem distribuição no Brasil. Vale lembrar que a Argentina já tem uma plataforma semelhante para divulgar a sua produção nacional, o Odeon, que por enquanto é restrito ao território argentino.
“Os filmes [latino-americanos] enfrentam dificuldades para circular em seus próprios países de origem e ainda mais nos vizinhos”, disse à Folha Yenny Chaverra Gallego, coordenadora do Retina Latina. “A ideia é que as obras que sofrem para conseguir espaço nas salas de cinema tenham visibilidade on-line”.