Débora Nascimento revela bulimia na adolescência e faz desabafo
Atriz disse que pressão da sociedade a induziu a fazer de tudo para ser aceita
Nos bastidores do programa “Se Joga”, da Globo, Débora Nascimento desabafou sobre o distúrbio alimentar que desenvolveu durante a adolescência. A atriz, hoje com 34 anos de idade, sofreu bulimia.
Segundo relato, o distúrbio alimentar começou aos 15 anos, quando ela iniciou sua carreira como modelo.
“[Eu] Fazia de tudo para continuar trabalhando e ser aceita naquele lugar [de modelo]. O mercado começou a me achar bonita, mas gorda. E isso de uma menina de 15 anos que não estava gorda!”, declarou.
A famosa ainda relembrou que o período foi muito difícil, pois chegou a sofrer bullying na escola. “Me sentia ainda muito oprimida e na busca do entendimento para saber que mulher eu era. Foi mais um momento complicado”, completou.
Débora escondeu a doença de todos, mas sua mãe descobriu o distúrbio por causa de seus desmaios constantes: “A minha mãe começou a perceber e teve esse cuidado de parar e me observar. Foi crucial para eu sair sem grandes problemas físicos de saúde, graças a Deus. Até hoje ela me liga para saber se estou comendo”.
Atualmente, a atriz diz que se sente mais confiante em relação à sua aparência: “As pessoas ainda não fazem ideia da minha potência. Vou além do posto de musa ou de uma das mulheres mais lindas do Brasil. A minha beleza vai além dessa estética da foto”.
BULIMIA
Um dos tipos mais comuns de transtorno alimentar é a bulimia nervosa. Por incrível que pareça, para muitos, a bulimia aparece como algo socialmente aceitável e até incentivado. Na realidade, pessoas que sofrem dessa doença têm graves consequências clínicas. O primeiro passo para combatermos esse falso senso de normalidade é entender melhor quais são os sintomas da bulimia, suas consequências para a saúde e, sobretudo, como tratá-los.
Como já escrevi nesse espaço antes, os episódios de compulsão alimentar são marcados não apenas pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um curto espaço de tempo, mas também pela sensação de descontrole em relação ao ato de comer. Uma marca importante da bulimia, porém, é a existência de métodos compensatórios inadequados após episódios de compulsão alimentar. Em outras palavras: come-se exageradamente e compensa-se o que se comeu de maneira proposital. Leia a matéria completa no LINK.