Transtorno alimentar é doença e exige tratamento especializado

Os distúrbios alimentares podem afetar homens e mulheres, meninos e meninas, ricos e pobres, gordos e magros

Por: Marcela Kotait

Como escrevi aqui na primeira das minhas contribuições para a Catraca Livre, a relação de boa parte das pessoas com a comida e o ato de comer está cada vez mais atormentada. Muita gente vivencia um sofrimento grande quando o assunto é escolher o que fará parte da próxima refeição, seja por excesso de culpa ao ingerir determinados alimentos, seja por um fanático hábito de seguir dietas.

Todo esse envolvimento negativo com a comida traz a necessidade de entendermos e discutirmos o tema dos transtornos alimentares – uma doença seríssima e que está diretamente ligada com essa relação conturbada das pessoas diante dos alimentos. Os distúrbios alimentares são bem democráticos: homens e mulheres, meninos e meninas, ricos e pobres, gordos e magros. Todos, sem exceção, podem estar sujeitos a eles.

mulher chorando atrás da balança
Crédito: Tero Vesalainen/istockTranstornos alimentares são doenças psiquiátricas complexas

Há anos dedico minha prática clínica e meus estudos ao tema dos transtornos alimentares. Minha experiência junto ao Ambulatório de Anorexia Nervosa do Hospital das Clínicas de São Paulo, do qual sou coordenadora desde 2011, vem me mostrando a urgência de prestar esclarecimentos à sociedade sobre essa importante questão.

Transtornos alimentares são doenças psiquiátricas complexas que necessitam de tratamento especializado. Os transtornos mais comuns são a Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e o Transtorno de Compulsão Alimentar – sobre o último acesse aqui para ler e entender mais.

Muitos mitos circundam o assunto. O mito mais comum é a premissa de que os transtornos alimentares se constituiriam, na realidade, em uma mera questão de escolha – e que, portanto, só não melhoraria desses transtornos quem não o quisesse. Nada mais longe da verdade. Assim como outras doenças psiquiátricas, como a depressão e o transtorno de ansiedade, por exemplo, os transtornos alimentares não dependem da simples escolha daqueles que os possuem. É preciso recorrer a um tratamento especializado.

mulher com anorexia se olhando no espelho
Crédito: Vadimguzhva/istockAnorexia é um dos tipos de transtorno alimentar

O tratamento terá características individuais para cada paciente, apresentando metas específicas de acordo com a situação, a gravidade, a cronicidade e a história da doença. Para além das especificidades de cada paciente, há também as especificidades de cada tipo de transtorno.

Na parte nutricional, a ressignificação da relação do paciente com o corpo e a comida forma a base para a remissão dos distúrbios de alimentação. Pela ótica do tratamento que acredito ser o mais eficiente, bons resultados dependem sobretudo de empatia e respeito para com o paciente.

Nos próximos textos para a Catraca, escreverei de maneira mais detida sobre cada um dos tipos de transtorno alimentar. Espero poder colaborar com a quebra de tabus e mitos que impedem que muitas pessoas iniciem tratamento. No fundo, buscar ou não ajuda é a única – e crucial – escolha que depende daqueles que sofrem com essa terrível doença.

Texto escrito pela nutricionista Marcela Kotait.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …