Dentista posta harmonização facial em foto de Frida Kahlo e revolta web
Para internautas padronizar o rosto de uma mulher que lutou toda a vida contra a pressão estética sobre os corpos femininos foi uma grave ofensa
Uma dentista de Porto Alegre (RS) publicou em seu perfil profissional no Instagram uma foto comparativa da pintora feminista Frida Kahlo, de um lado sem e do outro com harmonização facial e gerou revolta na web. O nome da famosa mulher que lutou contra o pressão estética sobre o corpo feminino ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, neste sábado, 21, com diversas críticas a iniciativa da ortodentista.
Formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Juliana Marchi, postou duas imagens de Frida Kahlo, uma com o antes e outra com o depois da harmonização facial e escreveu: “E se a gente harmonizasse a Frida? Confesso que gostei dessa transformação, achei ela linda”.
Para saber mais sobre harmonização facial, clique aqui.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
“O rosto feminino fica mais harmônico com formato mais triangular, enquanto o rosto masculino apresenta um queixo e uma mandíbula mais quadrado e forte. Todas essas características não são regras, porque cada rosto é único, mas sempre acho importante realizar um estudo de visagismo antes de iniciar cada tratamento”, completou a dentista no post com a foto de Frida Kahlo com harmonização facial.
Na web, a iniciativa gerou revolta e após a repercussão, a dentista que tem mais de 68 mil seguidores tornou sua conta no Instagram privada.
“O feminismo liberal pega uma mulher com deficiências, comunista e que não peforma um padrão colonizado de feminilidade e transforma nisso: Transforma a imagem de uma mulher forte em um produto que de Frida Kahlo só tem o nome. E encontra “empoderamento” na desumanização”, escreveu uma internauta.
Para conhecer mais sobre a vida e obra de Frida Kahlo, clique aqui.
“Tá de sacanagem né??? Frida sempre lutou contra padrões impostos para as mulheres. Acho que falta o mínimo, que é conhecer (conhecimento) respeito. Não é só usar a imagem de alguém para ‘bombar’ na internet”, escreveu outra.
Após apagar o post que gerou tamanha repercussão negativa, a dentista se manifestou sobre o caso em sua conta no Instagram.
“Não é a primeira vez que existe uma polêmica no meu Instagram e está tudo certo. Eu só vim aqui justificar a postagem, algumas pessoas me perguntando. Eu arquivei a postagem, eu tirei, não tenho interesse nenhum em gerar controvérsias com a postagem, não foi meu objetivo e continua não sendo. Foi um erro de interpretação, acredito que as pessoas que colocaram as mensagens não souberam ler o texto direito ou interpretar, porque a postagem era exatamente contra essa padronização. Quem me conhece sabe que eu falo muito sobre isso. Quando eu entrei no Twitter estada no trending topics o assunto, eu recebi mensagens de jornalistas, enfim… Para mim o assunto está encerrado”, afirmou Juliana Marchi.
Confira a repercussão:
https://twitter.com/wolfstargabs/status/1330179594541035520?s=20
https://twitter.com/wolfstargabs/status/1330181484876075008?s=20
https://twitter.com/wolfstargabs/status/1330183845551935494?s=20
https://twitter.com/bikedebigode/status/1329846734583947264?s=20