Vida de Frida Kahlo

Por: Redação

A famosa pintora mexicana,  Frida Kahlo recebe homenagem do Catraca Livre. Confira.

Viva La Vida

Aos 15 anos Frida Kahlo superou uma das mais difíceis doenças da época, a pólio. Aos 18 anos, sofreu um acidente que a deixou na cama por um ano. E foi nesse período em que começou a produzir seus primeiros trabalhos, transformando-se em um dos ícones da pintura contemporânea.

Frida não escolheu as artes plásticas para o seu futuro. Mas, foi no mundo das artes, que conseguiu se expressar e, com isso, transmitir seu universo turbulento e caótico que vivia às telas. Os primeiros trabalhos  da artista foram autoretratos e cenas do cotidiano, de estilo naif, com cores vibrantes e figuras com formato achatado.

Aos 21 anos, apaixonou-se por Diego Rivera muralista mexicano, com quem acabou casando em 1929. A paixão de Frida por Diego foi registrada pela troca de cartas entre ambos ao longo dos anos.

A editora José Olympio editou o “Cartas Apaixonadas de Frida”, livro que já saiu de catálogo, mas que vale um retorno.

Clique, aqui, para ver uma das cartas de Frida digitalizada.

A editora Cosac&Naify publicou  “Frida”, escrito por Jonah Winter. O livro é uma biografia  sobre a infância e adolescência da pintora. A publicação é recheada de ilustrações de Ana Juan, ilustradora também para a “The New Yorker”.

Clique aqui para ver algumas das ilustrações do livro

Capa “Frida”, editado pela Cosac & Naify

Já a Callis lançou em comemoração ao aniversário da pintora o livro juvenil “Frida Kahlo”, de Carmen Leñero.

O livro traz uma linguagem mais poética a história da artista e também é repleto de ilustrações. A edição é indicada para crianças a partir dos 7 anos.

Veja um trecho.

A editora Record também publicou recentemente o livro “Frida e Diego”, escrita pelo autor francês J. M.G. Le Clézio. A obra conta a história da relação dos artistas, sem deixar a qualidade de texto de Le Clézio, que contextualiza com o cenário histórico vivido pelo México da época.  Para ler um trecho clique aqui.

Veja galeria de imagens do “Frida: Suas Fotos”

Compartilhe: