Discurso de Joaquin Phoenix no Oscar é um tapa na cara de muita gente
Ator de "Coringa" venceu sua primeira estatueta como "Melhor Ator"
Joaquin Phoenix brilhou na noite do Oscar 2020, neste domingo, 9. Ele recebeu a sua primeira estatueta de “Melhor Ator” por sua atuação no filme “Coringa”, e deu um dos discursos mais emocionantes da premiação.
O ator comentou sobre o fato de o ser humano ter o hábito de explorar minorias sociais, e afirmou que “nos desconectamos demais do mundo natural”. Phoenix ainda defendeu os direitos das mulheres, dos negros, dos LGBTQIA+, dos indígenas e dos animais.
Oscar 2020: confira os vencedores de todas as categorias
“Não me sinto acima de nenhum dos outros indicados ou de qualquer outra pessoa nesta sala. Todos nós compartilhamos o mesmo amor pelo cinema. Esse meio me deu tantas coisas extraordinárias que nem sei o que eu seria sem ele”, afirmou. “Mas acho que o maior presente que me deu, e a muitos nessa sala, é a oportunidade de usar nossa voz pelos que não têm.”, começou o discurso, em um tom de agradecimento.
Phoenix continuou: “seja falando sobre desigualdade entre gêneros, racismo, direitos LGBTQ+ ou indígenas, direitos dos animais, estamos falando sobre lutar contra a ideia de que uma nação, uma raça, um gênero ou uma espécie tem o direito de dominar, controlar, usar e explorar outros sem impunidade. Acredito que nos desconectamos demais do mundo natural, e nos sentimos culpados por ter uma visão egocêntrica, a crença de que estamos no centro do universo.”
Vencedora do Oscar de melhor documentário cita manifesto comunista
“Entramos no mundo natural, roubamos seus recursos. Nos sentimos no direito de inseminar artificialmente uma vaca e então roubar seu bebê quando ele nasce, mesmo que seus gritos de angústia sejam perceptíveis. E então bebemos o leite que é destinado ao bezerro e colocamos em nosso café e cereal”, argumentou. “Quando usamos amor e compaixão como nossos princípios, podemos criar, desenvolver e implementar sistemas de mudança que são benéficos para todos os seres e ao meio ambiente.”
Phoenix explicou como o cinema mudou sua vida para a melhor. “Fui um canalha minha vida toda. Fui egoísta, cruel às vezes, alguém difícil de trabalhar. Estou grato porque muitos aqui nessa sala me deram uma segunda chance. Acredito que estamos no nosso ápice quando apoiamos uns aos outros. Não quando nos cancelamos por erros passados, mas sim quando nos ajudamos a crescer. Educamos uns aos outros, e nos guiamos no caminho pela redenção.”
Assista:
Catraca Causando
Discursos como o de Joaquin Phoenix estão completamente atrelados à missão e aos valores da Catraca Livre. É a Catraca Causando mudanças positivas na sua vida. Porque a nossa maior causa é você.
Descubra a sua causa.
Faça o teste clicando nesse link. Em poucos minutos você descobre causas importantes que precisam de amparo.