Empresa de brinquedos manda mensagem de empoderamento homenageando mulheres que se destacaram em 2015

02/12/2015 07:41 / Atualizado em 07/05/2020 01:31

Criada em 2012, a empresa americana GoldieBlox tem a missão de criar brinquedos que façam com que as meninas cresçam acreditando que podem ser desde engenheiras a tudo o que quiserem. Portanto, entre os brinquedos da marca, não existem fogõezinhos e panelinhas, peças bastante comuns e que reforçam o estereótipo das mulheres apenas como mães e donas de casa.

Desde que foi fundada, a marca produz kits de construção, bonecas inventoras, paraquedistas e muitos outros brinquedos que fogem do padrão do que geralmente chega ao mercado voltado para as meninas.

Agora, para fechar 2015 com chave de ouro, a GoldieBlox acaba de divulgar um vídeo em que homenageia não apenas as mulheres americanas que se destacaram em 2015, mas como também todas as outras. Em uma mensagem de empoderamento, crianças viraram as miniaturas de muitas notáveis: a pré-candidata presidencial Hillary Clinton, a atriz Viola Davis, as cantoras Beyoncé e Nicki Minaj, a treinadora de futebol americano Jen Welter, a juíza Ruth Bader Ginsburg, a comediante Amy Schumer, a bailarina Misty Copeland, a jogadora de futebol Abby Wambach e a engenheira Isis Anchalee.

A música ficou por conta da rapper mirim Sophia Grace que canta uma versão da música Worth It, do grupo Fifth Harmony.

Assista!

“Em um mundo onde os homens superam largamente as mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática, meninas perdem interesse por esses assuntos tão cedo quanto a idade de oito anos. Brinquedos de construção desenvolvem um interesse precoce por estes temas, mas por mais de cem anos, eles foram considerados ‘brinquedos de meninos’. GoldieBlox está determinado a mudar esta equação. Nosso objetivo é quebrar as barreiras e inspirar a próxima geração de engenheiros do sexo feminino”, diz o site da empresa.