Entenda o motivo da greve de roteiristas em Hollywood

Negociações insuficientes levam roteiristas de Hollywood à greve: estúdios buscam acordo justo

Após as negociações com os estúdios e plataformas de streaming não terem resultado em um acordo satisfatório para a categoria, os roteiristas de cinema e televisão de Hollywood anunciaram uma greve que começará nesta terça-feira, 2.

Entenda o motivo da greve de roteiristas em Hollywood
Créditos: Reprodução/Pixiz
Entenda o motivo da greve de roteiristas em Hollywood

Greve de roteiristas em Hollywood

Com a greve anunciada pelos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, os programas noturnos de entrevistas podem ser paralisados imediatamente, e as séries de TV e filmes previstos para estrear no final do ano e nos próximos meses podem sofrer grandes atrasos.

Os roteiristas estão exigindo salários mais altos e uma participação maior nos lucros do streaming, que é a distribuição de conteúdo por demanda através da internet.

Eles alegam que estão enfrentando dificuldades financeiras, com salários defasados ou até mesmo em queda devido à inflação, enquanto seus empregadores estão lucrando e aumentando os salários de seus executivos.

De acordo com o sindicato Writers Guild of America (WGA), as emissoras de televisão estão contratando cada vez menos roteiristas para escrever séries cada vez mais curtas, resultando em um número recorde de roteiristas trabalhando por salários mínimos fixados pelos sindicatos.

O sindicato que representa 11.500 roteiristas anunciou que seus membros do conselho votaram unanimemente pela greve e que os piquetes começarão na tarde desta terça-feira, dia 2. O anúncio foi feito pelo sindicato em sua conta no Twitter.

Gigantes do entretenimento, como Amazon, Apple, Disney, Netflix, NBC Universal, Paramount, Sony e Warner Bros, estiveram envolvidas nas negociações que duraram seis semanas.

Acordo justo

O Comitê de Negociação do WGA começou o processo de negociação com a intenção de alcançar um acordo justo, no entanto, as respostas dos estúdios foram consideradas “totalmente insuficientes” pelos roteiristas, que enfrentam condições precárias de trabalho.

Esta será a primeira greve do setor em 15 anos, tendo a última durado 100 dias, o que resultou em um prejuízo de US$ 2,1 bilhões à economia da Califórnia e impactou a produção de filmes e programas de TV.

A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), responsável por negociar em nome dos estúdios, streamers e produtoras de Hollywood, afirmou que o objetivo principal é garantir a saúde e a estabilidade a longo prazo da indústria. Eles estão comprometidos em chegar a um acordo justo e razoável com os roteiristas em greve.

Segundo a Associated Press, os programas noturnos de entrevistas que contam com roteiristas especializados em comédia baseada em eventos do cotidiano, podem ser os primeiros a serem afetados pela greve dos roteiristas.

Os episódios de telenovelas exibidos durante a manhã e a tarde nos Estados Unidos provavelmente serão afetados após os programas noturnos de entrevistas, uma vez que os episódios são gravados logo após a conclusão do roteiro.