Estas mulheres mostram como é fácil manipular fotos na internet
E mais do que isso: elas relembram que ninguém precisa se encaixar em um padrão de beleza
A todo momento somos bombardeados nas redes sociais e pela mídia com fotos de corpos considerados “ideais”. Para desmistificar a magia por trás de fotos “perfeitas” , internautas leigos e até profissionais, como a personal trainer Australiana, Sophie Allen, compartilham em suas redes sociais imagens sem nenhum tipo de intervenção.
Sabemos que por trás de cada foto que vemos, muitas escolhas foram feitas: roupa, ângulo, postura, iluminação, filtro de cor do editor de imagens e, quem sabe, até mesmo uma edição para tirar uma espinha foi feita. Mesmo que saibamos de toda essa direção por trás do clique, é muito fácil se enganar e tomar aquela imagem bonita cheia de curtidas como um retrato fiel da realidade.
O impacto disso nas nossas vidas é maior do que pensamos. Bombardeados por imagens “perfeitas”, começamos a mudar nossa autoimagem – e ao colocar o padrão de beleza lá em cima, em um patamar praticamente inalcançável, a autoestima diminui. É aí que entra o trabalho de tantos artistas, modelos e blogueiros defensores do movimento body positivity: eles vão contra a tendência de editar a realidade ao máximo e mostram a sua aparência do jeito que ela é, com barrigas salientes, celulite, estrias e o que mais for considerado como “imperfeição”.
Veja alguns exemplos de como é fácil manipular sua aparência nas redes sociais:
“Antes e depois” de comer
A personal trainer, Sophie Allen, compartilhou em seu Instagram duas fotos de si mesma, tiradas com algum espaço de tempo, para mostrar o quanto seu corpo muda ao longo do dia, especialmente após comer e beber água:
Ela também compartilhou as versões “Posing X Slouching”, algo como “Posando X Relaxada” em português:
Mas a mais empoderadora é esta, onde ela descreve que sente “Beautiful” (bonita) de qualquer forma:
Iluminação
Fazer a mesma pose sob uma luz diferente já é suficiente para mostrar o corpo de outra maneira. A lâmpada do elevador revela celulite no braço de Anna Victoria; mas isso não deve ser motivo nenhum de vergonha. “Sério, meninas, parem de pensar que vocês são as únicas que têm celulite e que isso é algum tipo de doença”, observou a blogueira fitness:
Peças modeladoras
Olivia, que comanda a conta @selfloveliv no Instagram, mostrou o efeito de uma cinta modeladora no seu corpo. “Você não precisa de uma peça de roupa para se amar”, apontou ela:
Milly Smith puxou uma meia calça até a cintura para encolher a barriga. “Não se comparem, vivam por vocês mesmos”, ela incentivou os seus seguidores, “o mundo não precisa de outra cópia; ele precisa de você”:
https://www.instagram.com/p/BP29w0IA1OQ/
Pose e postura
Imre Çeçen mandou a real sobre aquelas fotos que as pessoas tiram das suas pernas à beira da piscina: é tudo questão de pose. E tem que ficar com o corpo bem desconfortável para conseguir um retrato assim. “Para falar a verdade, eu prefiro me sentar como na imagem à direita enquanto como um cachorro quente de verdade”, ela afirmou:
Madalin Giorgetta também mostrou que inclinar o quadril muda seu corpo em questão de segundos:
Sophie Allen: “Parece que quando eu aperto meu bumbum e faço o simples ato de inclinar um pouco os meus quadris a celulite desaparece”.
Iskra Lawrence, modelo que defende uma relação positiva com o corpo, também já mostrou esse truque em ação. “Com e sem um espaço entre as coxas – quem liga?”:
Jess Peck apenas corrigiu a postura na segunda foto. “Sou insegura. Mas estou aprendendo e tenho esperança de que algum dia vou me amar inteira”:
Flexionar o corpo
Jen Widerstrom tirou as duas fotos abaixo com uma diferença de dois minutos. “Todos nós ficamos assim quando estamos sentados. Não se estresse pela forma como seu corpo fica em certas posições”:
Anna Victoria mostrou também como sua barriga fica quando não está flexionada. “Rolinhos na barriga, celulite e estrias não são nada por que se desculpar, de que se envergonhar ou por que ficar obcecada em se livrar!”:
Inchaço
O inchaço da TPM é outro fator que pode mudar a sua aparência em questão de um dia. “Em vez de sentir-se mais desconfortável se envergonhando do seu corpo, faça o contrário; perceba que esse é momento em que você precisa cuidar mais dele e amá-lo mais”, aconselha Malin Olofsson:
https://www.instagram.com/p/BRd2l87jeGP/
Roupa
As roupas também mudam muito o nosso corpo. Miss Suzie mostrou a diferença entre duas calcinhas e disse: “para cada foto ‘boa’ existe uma foto ‘ruim'”:
https://www.instagram.com/p/BC5IOkkLc0V/