Estudo revela que evolução do streaming não é ameaça para canais de TV aberta e por assinatura
Mais de 205 milhões de brasileiros assistiram canais tradicionais, abertos ou fechados em 2021
Segundo dados revelados pelo Kantar Ibope Media, mais de 205 milhões de brasileiros assistiram aos conteúdos das emissoras de TV linear em 2021.
Além disso, a empresa ainda revelou que 98% das pessoas assistiram a conteúdos de vídeo, ou seja, qualquer conteúdo em TV aberta ou fechada, dentro de casa no primeiro trimestre de 2022.
“A TV linear, seja aberta ou por assinatura, ainda tem grande influência na vida dos brasileiros. Diferente do que se pensa, as pessoas não abandonaram o hábito de consumir os canais de televisão. A chegada do streaming não compromete a audiência da TV linear, que já está enraizada na cultura do país e não será deixada de lado”, destaca Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTV, empresa especializada em compartilhamento de headend e streaming, que busca viabilizar a oferta de TV por assinatura a custos acessíveis.
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Segundo o estudo Inside Video, também realizado pela empresa Kantar Ibope, revelou que 79% do tempo dos brasileiros assistindo televisão é dedicado a canais tradicionais, abertos ou fechados, contra 21% dedicados às plataformas digitais.
A empresa, que lançou seu serviço de streaming no início do ano, explica que a estratégia é oferecer mais conteúdo para os assinantes com uma operação simplificada, unindo os canais com programação linear aos conteúdos transmitidos de maneira digital.
“Incluir o streaming aos pequenos provedores trouxe novas possibilidades para o acesso a conteúdos de TV linear. Nosso serviço disponibiliza aos provedores a possibilidade dos clientes assistirem programação ao vivo via internet, seguindo a grade de programação dos canais parceiros da empresa, e pode ser customizado com a marca do provedor”, explica Rodrigues.
O aplicativo da empresa está disponível como um dos pioneiros em TV linear via streaming, na plataforma do Roku, que é uma possibilidade para clientes que não possuem smart TV e que queiram adquirir o serviço com o seu provedor de internet.
“Nosso objetivo é levar a força da TV por assinatura ao streaming e aproveitar o bom momento do setor para facilitar ainda mais a operação de TV para os pequenos provedores”, finaliza o diretor comercial da empresa.