Família de Babu aciona a Justiça após ataques racistas na web
E a Ivy insiste em dizer que "todos são iguais"...
A família de Babu, participante do Big Brother Brasil (BBB20), da Globo, anunciou por meio das redes sociais, na última terça-feira, 7, que irá acionar a Justiça assim que o ator deixar o reality show para tomar providências a respeito dos ataques racistas que ele vem sofrendo nas redes sociais.
Por meio do Twitter oficial do cantor, a equipe denunciou uma série de ofensas e discursos de ódio dirigidas a Babu, e espera por justiça. O texto diz ainda que família, amigos e fãs do artista tiveram seus perfis nas redes sociais hackeados durante a noite, como você pode ver abaixo:
Além disso, segundo o site Uol, a namorada do brother, Tatiane Melo, mostrou algumas mensagens com conteúdo racista direcionadas ao ator.
- Protagonista de ‘Rainha Cleópatra’, da Netflix, responde a ataques racistas
- Mulher nega pagar serviço adiantado e sofre injúria racial
- BBB 23: Equipe de Sarah Aline expõe comentários racistas
- Jogador de basquete brasileiro é vítima de racismo na Espanha
“Estamos, sim, sendo atacados, gente. Família, amigos, fãs, torcedores do Babu Santana… Só queremos mais amor no mundo e uma torcida saudável, pelo amor de Deus”, teria escrito ela em seu perfil. Contudo, na tarde desta quarta-feira, 8, a postagem não estava mais no ar.
Como denunciar racismo
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Confira aqui a diferença e saiba quando se deve denunciar uma atitude racista.
Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!