Famosos lamentam incêndio da Cinemateca e culpam Bolsonaro
"Alguém duvida que isso tudo seja um projeto de destruição?", questiona Tico Santa Cruz
Leandra Leal e Felipe Neto foram alguns dos famosos que se manifestaram sobre o incêndio da Cinemateca em São Paulo que aconteceu na noite desta quinta-feira, 29. Em sua grande parte, os artistas colocaram a culpa no governo de Jair Bolsonaro (sem partido), já que o governo federal havia sido avisado há mais de uma semana sobre o risco do acidente.
Leandra Leal: “É muito revoltante perder parte do acervo da cinemateca, é inaceitável e triste.”
Leticia Colin, atriz: “Arrasada. Tragédia anunciada. Desfrutação orquestrada pelo desgoverno assassino. Inacreditável… de tão terrível… Apagamento consciente do nosso legado social, científico, artístico, antropológico, vital.”
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
Felipe Neto, apresentador e ator: “O incêndio da Cinemateca não é tragédia, não é acidente. É um incêndio causado pela inoperância e vagabundagem do governo federal, através do ministério do turismo.Em 12 de abril, os trabalhadores da Cinemateca AVISARAM que pegaria fogo. ELES AVISARAM COM TODAS AS LETRAS!!!”.
Fabiula Nascimento, atriz: “Todo dia morre um pouco mais a nossa história. Arrasada. Ano passado fizemos um pedido de misericórdia para que isso não acontecesse novamente. Tragédia anunciada.”
Babu Santana, ator: “A nossa historia continua sendo apagada aos poucos por negligência. Até quando?”
Marcelo Serrado, ator: “Cinemateca em chamas! Uma tristeza com o fruto do abandono desse governo!!”
Xico Sá, jornalista e escritor: “Não verás país nenhum! Da mata aos acervos culturais, esse governo vai queimar ou deixar incendiar tudo #Cinemateca Incêndio atinge depósito da Cinemateca Brasileira na zona oeste de São Paulo.”
Gregório Duvivier, ator: “SEM TRABALHADOR NÃO TEM ACERVO (post de Abril, alertando pro que poderia acontecer com a cinemateca).”
Paula Braun: “2 anos avisando, produtores bancando funcionários do próprio bolso, 2 anos de alerta. O que queima hoje na cinemateca é a história desse país. Não é acidente. Que tristeza. Funcionários impedidos de entrar lá pra fazer a manutenção. Esse governo vai entrar pra história pela quantidade de retrocesso e de sujeira.”
Ana Hikari, atriz: “Tragédia anunciada: Galpão da Cinemateca Brasileira pegando fogo
A Cinemateca já vinha pedindo ajuda há muito tempo. É fruto de um projeto de sucateamento da cultura. Literalmente APAGAMENTO da nossa memória brasileira. 4 toneladas de história do Cinema Brasileiro naquele galpão.”
Tico Santo Cruz, cantor: “Uma hora são os dados do CNPq – Ciência ( pesquisa ). Outro dia – Incêndio na Cinemateca Brasileira ( Cultura ). Alguém duvida que isso tudo seja um projeto de destruição?”.