Filme ‘Azul é a Cor Mais Quente’ é retirado de circulação na França após crítica de religiosos

Por: Redação | Comunicar erro

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme “Azul é a Cor Mais Quente” (2013), do diretor tunisiano Abdellatif Kechiche, foi retirado de circulação na França desde o dia 9 de dezembro pelo Tribunal Administrativo de Paris.

Isso aconteceu após a associação Promouvoir, grupo ultracatólica, entrar na Justiça no ano passado criticando a classificação indicativa do filme, que até então poderia ser visto a partir dos 12 anos. De acordo com a alegação do tribunal, as “sequências de sexo entre duas mulheres jovens apresentadas de maneira realista” podem “ferir a sensibilidade do público jovem”.

O filme ficará suspenso no país enquanto a classificação não for elevada, com previsão de acontecer nos próximos dois meses. Ao jornal Le Monde, Kechiche pareceu não estar surpreso e até concordar com a decisão, dizendo que foi “um tanto saudável”.

Aqui no Brasil, o longa que retrata o amor de Emma (Léa Seydoux) e Adèle (Adèle Exarchopoulos) está disponível na Netflix – sendo um dos filmes mais populares do serviço de streaming, com classificação de 18 anos. Vale lembrar que o acesso gratuito ao catálogo é somente durante os primeiros 30 dias de uso. Após a assinatura é cobrado um valor mensal.

Com informações do site Opera Mundi.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:58
Netflix: ‘Cuba e o cameraman’ registra a história nua e crua de Cuba
"Cuba e o Cameraman", de 2017, disponível na Netflix, é um registro de centenas de horas de gravações feitas por …
2
03:56
Netflix: ‘Capitão Fantástico’ é inspiração para a família toda
Chegou na Netflix o filme “Capitão Fantástico”, que faz sucesso entre adultos e crianças. Você vai se inspirar com a história …
3
05:57
15 memes imperdíveis sobre o governo Bolsonaro
Já ouviu falar em deep fake? A tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um …
4
05:57
Netflix: ‘Olhos que condenam’, quando a justiça não é cega
"Olhos que condenam" é uma minissérie com 4 episódios que conta a história real de um dos maiores e mais …
5
02:59
A origem dos filmes da Disney
No vídeo de hoje, a nossa correspondente Taty Leite, do Canal Vá Ler um Livro, conta sobre como os filmes …
6
01:17
Conheça as obras de Robert Mapplethorpe
O jornalista Gilberto Dimenstein foi ao museu Guggenheim, em Nova Iorque e comenta a carreira do fotógrafo Robert Mapplethorpe, que …
7
03:04
Netflix: comédia argentina fala sobre arte e amizade
O cinema argentino nos brinda com mais um grande filme, disponível agora na Netflix. “Minha obra-prima” é um filme para …
8
08:10
Netflix: 4 documentários imperdíveis para repensar a vida
A Netflix disponibiliza documentários sobre variados temas e então decidimos fazer uma seleção de quatro títulos que convidam o espectador …