Foto de garoto de 4 anos com Finn, de Star Wars, ganha destaque na internet

05/01/2016 10:31 / Atualizado em 22/03/2017 11:26

“Ele nem sabe ainda o que é Star Wars, mas sabe que o boneco é igual a ele”. Com essa legenda, uma imagem publicada no Facebook pela historiadora Jaciana Melquiades, de 32 anos, está viralizando na rede social e já conta com mais de 34 mil curtidas e 9 mil compartilhamentos.

A foto mostra o filho da historiadora, Matias, de 4 anos, segurando seu novo brinquedo, o boneco do personagem Finn, herói do filme “Star Wars: O Despertar da Força”. Esse é o primeiro filme da saga que tem um protagonista negro, interpretado pelo ator britânico John Boyega.

Em poucas palavras, Jaciana reiterou a importância da representatividade de negros no entretenimento e na cultura. Veja:

Ele nem sabe ainda o que é Star Wars, mas sabe que o boneco é igual a ele ❤❤❤Representatividade importa!#representatividade#starwars#eraumavezomundo

Posted by Jaciana Melquiades on Saturday, 2 January 2016

Em entrevista ao site “O Povo“, Jaciana comentou que é a primeira vez que faz uma compra para seu filho em uma loja de departamento. “Comprei esse boneco justamente por ele ter se identificado”, disse.

O post foi compartilhado na rede social no último sábado (2). Um dia depois, a imagem foi denunciada por “conter nudez”, mas não foi tirada do ar. “Só mostra o quanto as pessoas se incomodam. Representatividade importa pra nós e a gente sabe que incomoda”, concluiu a mãe.

A escritora Cidinha da Silva saiu em defesa da publicação de Jaciana e fez um post acusando o caráter racista daqueles que denunciaram a foto do garoto.

“Denunciar a imagem do garoto e seu brinquedo por nudez, para que o sistema burro de Zuckerberg a exclua, até que as pessoas que postaram a foto reclamem e consigam reativá-la depois de ‘criteriosa análise’, é a mais impura perseguição racista”, disse o texto de Cidinha. Veja na íntegra:

A foto censurada do garoto negro e seu amigo Finn, do Star WarsPor Cidinha da SilvaMatias Melquíades é um garoto…

Posted by Cidinha da Silva on Monday, 4 January 2016