Ficar famoso no Instagram, mesmo com contas falsas, é fácil
Celebridades e ilustres desconhecidos recheiam o Instagram de posts publicitários que viram dinheiro em suas contas bancárias.
Ser ‘influencer’ virou um negócio lucrativo. Só nos Estados Unidos essa indústria movimenta cerca de 1 bilhão de dólares, como aponta matéria do Vírgula.
Mas quanto do que vemos nessas fotos e posts que curtimos é verdade? Foi o que tentou entender a agência de marketing Mediakix, da Califórnia, Estados Unidos, que trabalha com serviços de marketing de influência.
- Entenda o feed zero, tendência adotada pela geração Z no Instagram
- Golpistas criam perfis falsos sobre o Auxílio Gás nas redes sociais
- TikTok prepara novo aplicativo de fotos
- 3 razões para usar a influência de atletas no engajamento de campanhas durante as Olímpiadas
Eles criaram duas contas falsas no Instagram, a primeira era de uma ‘modelo’ – que trazia conteúdo sobre o mundo fashion e lifestyle – a outra pertencia a uma ‘fotógrafa de viagens’.
Para a conta da modelo, batizada como @calibeachgirl310, a agência contratou uma jovem e produziu o conteúdo todo do canal em apenas um dia. A primeira foto foi postada em 12 de abril deste ano, a última ontem à noite com a legenda “Enganei vocês?”
Para a página da fotógrafa, @wanderingggirl, a agência foi ainda mais cara de pau, buscando fotos em bancos de imagem para o conteúdo, que trazia belos lugares ao redor do mundo.
Então eles começaram a ‘comprar seguidores’, pagando entre 3 e 8 dólares por cada um, depois compraram engajamento (likes e comentários). Assim que as contas atingiram os 10 mil seguidores cada, a Mediakix passou a buscar patrocinadores para posts publicitários, chegando a fechar negócio como com uma empresa de bebidas e alimentos para uma campanha nacional. Leia matéria completa.