Globo derrota Bolsonaro em batalha por concessão

Jair Bolsonaro disse, durante quase todo o seu mandato, que poderia vetar uma nova autorização para Globo, mas no fim aceitou; entenda

Depois de vencer uma “batalha” contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), a Globo noticiou a renovação de sua concessão na última terça, 20, no Jornal Nacional. Ana Paula Araújo também mencionou a renovação da autorização para funcionamento da Bandeirantes, em Minas Gerais, e da Record, em São Paulo. O decreto presidencial ainda vai ser apreciado pelo Congresso.

Globo derrota Bolsonaro em batalha por concessão
Créditos: Reprodução/TV Globo
Globo derrota Bolsonaro em batalha por concessão

A líder de audiência geralmente ignora a concorrência, no entanto abre exceções em situações de interesse público, editorial ou jornalístico.

“A Secretaria Geral da Presidência da República divulgou nota agora à noite informando que o presidente Jair Bolsonaro editou decreto renovando a concessão da TV Globo por mais de 15 anos no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, no Distrito Federal e em Pernambuco”, explicou a jornalista.

“Segundo a secretaria, o processo de renovação seguiu os ritos previstos no decreto que regulamenta os serviços de radiodifusão, que contém uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos interessados”, acrescentou Ana Paula.

“Foram renovadas também as concessões da TV Bandeirantes, em Minas Gerais, e da Record, em São Paulo. De acordo com o artigo 223, da Constituição, os processos serão agora enviados por mensagem presidencial ao Congresso Nacional para análise e deliberação”, finalizou ela.

Bolsonaro renovou a concessão da Globo pelos próximos 15 anos a 11 dias de terminar o mandato como presidente do Brasil. Ele passou boa parte do período à frente do poder Executivo alegando que poderia vetar uma nova autorização para a Globo. A portaria vai ser publicada no Diário Oficial da União nesta quarta, 21.