Infecção por fungo aumenta nos EUA e é comparada com ‘The Last of Us’
Epidemiologista usou a série para comentar sobre o pânico que a notícia pode gerar na população
Sucesso da HBO, a série “The Last of Us” narra um cenário de pandemia em que milhares de pessoas acabaram infectadas pelo fungo Cordyceps.
Apesar do fungo realmente existir fora das telas, a produção, obviamente, é uma obra fictícia inspirada no jogo de vídeo game de mesmo nome.
Acontece que, recentemente, um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontou que um outro fungo potencialmente mortal vem se espalhando pelos Estados Unidos, deixando a população em alerta.
- 5 séries rápidas da HBO Max para maratonar em um final de semana
- Prime Video anuncia 24 lançamentos para dezembro; veja a lista
- ‘The Last of Us’: CEO da HBO entrega previsão de estreia da 2ª temporada
- Conheça as casas mal-assombradas do Halloween Horror Nights
Segundo o relatório, o fungo se trata do Candida auris, um tipo de levedura que infecta cada vez mais pessoas em hospitais e que pode ser encontrado não só na pele, mas em todo o corpo.
O CDC alertou que o número de infecções aumentou 95% de 2020 para 2021. O fungo contamina o sangue, o sistema nervoso e os órgãos internos. Além disso, a OMS estima que metade das pessoas infectadas por Candida auris morrem.
Apesar de tudo, a agência deixou claro que pessoas saudáveis não devem se preocupar, pois o fungo afeta sobretudo os pacientes com sistema imunológico já debilitado.
Outra característica desse fungo é que a transmissão ocorre, principalmente, através de superfícies contaminadas em hospitais.
“Por sua natureza, tem uma capacidade extrema de sobreviver em superfícies. (…) Limpamos tudo com água sanitária e luz ultravioleta”, afirmou o epidemiologista Dr. Waleed Javaid à NBC News.
Relação do aumento de infecções por Candida auris com “The Last of Us”
Apesar de não ser o mesmo fungo, muitos internautas e fãs relacionaram a série com o que vem acontecendo nos EUA.
Sobre a comparação, o Dr. Javaid ressaltou que, ao contrário da série, não existe uma pandemia de Candida auris e deixou um alerta.
“Não queremos que as pessoas que viram ‘The Last of Us’ pensem que todos nós vamos morrer. É uma infecção que ocorre em sujeitos extremamente doentes, que geralmente estão com muitas outras complicações”, destacou.
Por fim, o CDC vem pedindo maior conscientização sobre o fungo entre os profissionais da saúde para ajudar a reduzir sua propagação.
Enquanto isso, alguns fãs da produção estão usando o bom humor para comentar a notícia. Como o youtuber Brandon Calvillo, por exemplo, que postou um vídeo no TikTok em que diz estar animado para a 2ª temporada de “The Last of Us”.
No entanto, em seguida, o vídeo mostra uma manchete sobre o Candida auris, e ele brinca que não era isso que ele esperava. Assista: