Irmão de Pablo Escobar entra em disputa com a Netflix

22/09/2017 16:46

Quase um mês após lançar a terceira temporada de “Narcos”, a Netflix está tendo de lidar com uma disputa com a própria família de Pablo Escobar.

O irmão de Pablo, Roberto De Jesus Escobar Gavíria, conversou com o site The Hollywood Reporter sobre o caso. Ele disse que a sua empresa, a Escobar Inc., pediu à Netflix um bilhão de dólares por “violação de propriedade intelectual” das marcas “Narcos” e “Narcos: Cartel Wars” (jogo inspirado na série, também desenvolvido pela Narcos Productions, LLC – ou NPL).

Wagner Moura como Pablo Escobar em “Narcos”
Wagner Moura como Pablo Escobar em “Narcos”

“A Netflix está assustada”, contou o colombiano, “eles nos mandaram uma longa carta para nos ameaçar”. Nesse documento – ao qual o The Hollywood Reporter teve acesso –, a advogada da NPL, Jill M. Pietrini, defende que as acusações são “fraudulentas”.

“Escobar alega que [a empresa] usou [o nome] NARCOS em conexão a coisas como ‘operação de um website’ e ‘serviços de games disponibilizados online em uma rede de computadores’ desde 31 de janeiro de 1986”, diz Pietrini. “No entanto, a internet não havia se desenvolvido para amplo uso em 1986, [e nem havia] a capacidade de fornecer trabalhos audiovisuais ou serviços de jogos nessa época”. A carta ainda diz que Escobar registrou NARCOS e CARTEL WARS em agosto de 2016 para “cobrir uma variedade de produtos e serviços”.

Porém, Olof Gustafsson, CEO da Escobar Inc., diz que o serviço de streaming está começando a levar as ameaças a sério. “No princípio, eles se recusaram a nos reconhecer. Depois de registrarmos todas as marcas e ganharmos algumas delas, eles nos mandaram uma carta de desistência”, disse. “No final, se não chegarmos a um acordo, então temos as marcas. Eles teriam que reestruturar totalmente a série. Eles sabem disso. É por isso que estão conversando conosco. Se não fosse por isso, nunca se incomodariam a discutir com uma família que tem ligações com um cartel de drogas”.

O The Hollywood Reporter procurou a Netflix para comentar o caso, mas ela não havia se manifestado até o fechamento desta matéria.

  • As três temporadas da série “Narcos” estão disponíveis na Netflix.