Izabella Camargo é reintegrada na Globo após decisão da Justiça
Jornalista foi demitida após licença médica e entrou com ação trabalhista contra a emissora
Izabella Camargo foi reintegrada ao quadro de funcionários do Grupo Globo nesta segunda-feira, 23, após determinação da Justiça.
Porém, diferentemente de sua rotina anterior apresentando telejornais da emissora, a jornalista prestará serviços no portal de notícias do G1, de acordo com o jornalista Flávio Ricco, do Uol.
A profissional foi demitida da Globo após retornar de uma licença médica, para a recuperação da Síndrome de Burnout. Ela entrou com uma ação judicial e em 4 de julho de 2019, a Justiça determinou que a emissora reintegrasse a jornalista ao seu quadro de funcionários.
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
Ex-repórter da Globo, Izabella Camargo teve 6 crises de estresse
Um oficial levou a notificação ao prédio da emissora, em São Paulo. A origem da síndrome no ambiente profissional foi reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde em maio deste ano.
Ainda segundo o colunista, Izabella está feliz com a decisão da justiça e “por perceber que as dores invisíveis e doenças ocupacionais estão sendo levadas mais a sério”.
Burnout
O Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho, em que os profissionais se sentem pressionados por melhores resultados. Com isso, assumem cargas excessivas de atividades e responsabilidades e chegam a um nível de estresse devastador.
De acordo com pesquisa realizada pela Isma (International Stress Management Association), 72% dos entrevistados brasileiros sofrem com estresse e 30% deles apresentam a doença. Entre os sinais da Síndrome de Bournout, destacam-se:
-Cansaço excessivo, físico e mental
-Dores de cabeça frequente
-Dores musculares
-Pessimismo e baixa autoestima
-Alterações no apetite
-Insônia
-Dificuldades de concentração
-Negatividade constante
-Sentimentos de incompetência
-Alterações repentinas de humor
-Isolamento
-Fadiga
-Pressão alta
-Dores musculares
-Irritação constante
-Problemas gastrointestinais
O tratamento para a Síndrome de Burnout inclui acompanhamento psicoterápico, mas também pode envolver medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos.
Geralmente também são indicadas mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, nos hábitos e estilos de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento, como meditação e Yoga podem ajudar a amenizar os sintomas.