Maju Coutinho vai processar Rodrigo Branco por racismo, diz colunista
"Ela só está lá por causa da cor", disse o ex-diretor da Band
A jornalista e apresentadora do Jornal Hoje, na TV Globo, Maju Coutinho, quer processar o ex-diretor da Band, Rodrigo Branco por racismo, depois das declarações que ele deu, em uma live no Instagram, na última segunda-feira, 30. A informação foi obtida pela colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia.
De acordo com a coluna de Fábia Oliveira do jornal O Dia, Maju já procurou advogados para acionar a Justiça sobre o caso.
Rodrigo Branco disse que Maju é horrível e está à frente do telejornal por causa da sua cor de pele. Para ele, a jornalista “é péssima, é horrível. Eu assisti hoje e ela fala tudo errado. Ela só está lá por causa da cor. Ela não tem uma carreira , ela nunca foi repórter de campo, ela fala tudo errado e eu como diretor de TV, vou te falar, ela lê o TP errado”.
- Reino Unido passa exigir autorização de viagem para brasileiros
- O erro com a escova de dente que pode comprometer sua saúde bucal
- Câncer de rim: sinal de alerta pode surgir enquanto você dorme
- Trem de alta velocidade conecta Berlim e Paris em 8h
Rodrigo afirmou que “torcer pela Thelma é racismo” e que só estão torcendo por ela porque “ela é negra, coitada”. O marido da participante do BBB20 também já avisou que vai processar o empresário pela declaração.
Racismo: saiba como denunciar
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Saiba mais como denunciar e o que fazer em caso de racismo e preconceito neste link.