Últimas notícias:

Loading...

Ex-diretor da Band dá declarações racistas sobre BBB Thelma e Maju Coutinho

Rodrigo Branco perdeu a chance de se calar... e agora se defendeu nas redes sociais

Por: Redação

Rodrigo Branco, ex-diretor da Band, causou revolta nas redes sociais, na noite da última segunda-feira, 30, ao fazer declarações racistas com relação a Thelma Assis, participante do Big Brother Brasil (BBB20), e Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da Globo.

rodrigo branco
Crédito: Reprodução/BandRodrigo Branco, ex-diretor da Band, gerou revolta com falas racistas

Segundo o guia turístico de famosos nos Estados Unidos, as duas mulheres só estão em evidência por serem negras.

Durante uma live no Instagram com a influenciadora Ju de Paula, o empresário opinava sobre o reality show e revelou torcer por Rafa Kalimann. Ao ouvir que a amiga quer que Thelma ganhe, o ex-funcionário da Band ficou indignado.

“Não, gente, a Thelma nem pensar. Posso falar uma coisa? Torcer pela Thelma é racismo. Seguinte, todo mundo está votando nela por que ela é negra coitada”, disse o publicitário. “Quê? Claro que não, garoto. Ela é maravilhosa. Você não assiste [ao] Big Brother”, defendeu a blogueira. “Claro que assisto. Posso falar? Semana passada ela ganhou uma provinha e ficou se achando, humilhou todo mundo”, completou, em tom de desprezo.

Crédito: Reprodução/TVGloboBBB20: Thelma tira satisfação com Mari: ‘Não foi caridade’

“Por exemplo, é a mesma coisa que eu falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, ela é horrível. Ela fala tudo errado, eu assisti hoje, ela só tá lá por causa da cor”, detonou.

Indignada com as falas, Ju de Paula ficou sem reação durante a live. “Eu não acredito que você tá falando isso”, desabafou. “Qual foi a carreira dela? A carreira dela foi ser xingada. Aquele negócio Todos Por Maju, Somos Todos Maju, ela nunca foi uma repórter de campo, ela fala tudo errado”, alfinetou.

Após a repercussão negativa Rodrigo Branco publicou um vídeo no Instagram se defendendo e assumindo que errou: “Sempre falo o que eu penso. Várias vezes já falei besteiras. Mas eu mudo de ideia. Ignorante é não mudar de ideia. Falei um monte de merda, não falei nada como eu penso. Eu queria falar uma coisa e falei outra. Fui racista e tenho que assumir quando a gente fala merda […] Quero pedir desculpas à Ju de Paula. Peço desculpas a todo mundo. Levei puxão de orelha e falei merda. Não me queira mal por isso”, reconheceu.

maju coutinho
Crédito: Reprodução/TV GloboMaju Coutinho apareceu radiante na estreia como titular do Jornal Hoje

A DJ postou em seu Instagram uma nota de esclarecimento. “Eu fiquei sem acreditar no que estava ouvindo. Tentei explicar para o Rodrigo e os seguidores o quão racista era a fala dele, mas fui interrompida algumas vezes. Obviamente não compactuo com o que ele disse sobre Thelma e Maju”, declarou.

Os internautas ficaram revoltados com as declarações de Rodrigo e lançaram a hashtag #RodrigoBrancoRacista.

View this post on Instagram

Sobrenome bem propício hein

A post shared by Yuri Marçal (@oyurimarcal) on

Racismo: saiba como denunciar

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Saiba mais como denunciar e o que fazer em caso de racismo e preconceito neste link.