Modelos plus size protestam contra declaração polêmica de atriz Betty Faria: “Tenho repulsa por mulheres gordas”
Em entrevista à edição de setembro da revista “Joyce Pascowitch”, Betty Faria declarou que não gosta de mulheres gordas.
“Todo mundo tem o direito de falar o que quiser. Eu, por exemplo, não gosto de mulheres gordas. Elas me incomodam profundamente. Tenho repulsa, rejeição. Sempre batalhei para não ser uma velha gorda”.
A declaração da atriz repercutiu bastante e causou revolta e protestos nas redes sociais. Como resposta à opinião da atriz, cinco modelos plus size do Projeto Mulheres Reais – que incentiva a autoestima de mulheres fora do padrão estético magro – posaram para um ensaio para contestar a declaração polêmica.
- Forever 21 envia barrinhas de dieta a cliente que comprou plus size
- Mayra Cardi faz declaração gordofóbica ao falar de seu namoro
- Top model plus size brasileira aponta: “‘gorda’ não é ofensa”
- Modelos plus size falam a verdade sobre a indústria da moda
“Ninguém é obrigado a gostar de gordo. Mas a maneira como ela se expressou foi ofensiva, como se as mulheres gordas fossem inferiores. Não incentivamos ninguém a engordar nem a ser magro a qualquer custo. O que queremos é respeito. Já sofremos muito preconceito no dia a dia”, afirma Mônica Casareggio, uma das fotografadas.
No Projeto Mulheres Reais, lançado em 2009, em São Paulo, mulheres a partir do manequim 44 participam de desfiles, editoriais de moda, workshops e concursos de beleza.
“Quando Betty foi hostilizada por usar biquíni na praia, nós a apoiamos. Entendemos como é difícil envelhecer no mundo, onde só os jovens e as pessoas com corpo perfeito são valorizados. Por isso ficamos chateadas com as palavras dela contra as gordinhas”, contou a modelo Vanessa Pichinin.