Muito além de Xuxa, 7 livros infantis que falam sobre a temática LGBTQIA+
Conheça alguns livros que abordam a temática LGBTQIA+ voltado para o público infantil
Na última quarta-feira, 14, Xuxa Meneguel, a eterna rainha dos baixinhos, publicou em seu Instagram a capa de um dos seus novos livros infantis: “Maya, Bebê-Arco-Íris”, que aborda a temática LGBTQIA+. Na história, Maya vem à Terra como um bebê, com a missão de espalhar o amor. Ao chegar no local, ela tem duas mães, um casal de lésbicas. O livro entra em pré-venda na próxima sexta-feira, 16.
O lançamento do livro de Xuxa levantou algumas discussões na internet, tudo isso pelo fato de que a junção de crianças e o tema LGBTQIA+, infelizmente, ainda é considera um tabu na sociedade e causam estranhamento em algumas pessoas mais conservadoras ou desinformadas sobre o assunto.
Mas, é bom lembrar que, cientificamente, a orientação sexual (gay, lésbica, bissexual, heterossexual) e a identidade de gênero (como a pessoa se identifica: trans, travesti, cisgênero) dos pequenos jamais seria afetada por eles lerem algum livro deste gênero, afinal, pessoas LGBTQIA+ já nascem assim, não teria o que mudar, a não ser o conhecimento, que neste caso, seria adquirido positivamente.
Ter um material de apoio para a construção de ideias, sobretudo que fazem as crianças entenderem e praticarem inclusão, é de extrema importância para uma melhor experiência cidadã em qualquer local que eles estejam futuramente, seja na escola, em brincadeiras com outros colegas ou até mesmo visitando a casa de parentes.
A criação mais humanizada e aberta pode ajudar os filhos não reproduzirem LGBTfobia e isso já pode ser considerado uma grande transformação no mundo, não acha?
Pensando nisso, a Catraca Livre selecionou algumas obras literárias voltadas para o público infantil e que abordam o tema LGBTQIA+, do jeitinho que tem que ser, para crianças. Confere com a gente!