Mulheres compartilham hashtag para criticar indústria da moda

23/09/2016 12:30 / Atualizado em 22/03/2017 11:21

Para a maioria das pessoas – especialmente para as mulheres –, é difícil responder à pergunta “que tamanho de roupa você usa?”. Isso porque cada loja tem sua concepção do que é um P, um M e um G. Além disso, quando é que o tal “tamanho único” serve em todo mundo (ou mesmo na grande maioria de pessoas), já que existem tantos corpos diferentes?

Várias mulheres estão compartilhando nas redes sociais fotos das etiquetas de suas roupas, justamente para discutir sobre a imagem que a indústria de moda tem sobre os seus corpos. A campanha leva a hashtag #NoSizeFitsAll (“nenhum tamanho serve em todo mundo”, em tradução livre), e foi criada pelo partido britânico Women’s Equality Party (WEP) durante a London Fashion Week. De acordo com o grupo, uma a cada cinco mulheres no Reino Unido cortam a etiqueta de suas roupas, e 70% admitem que fazem isso porque têm vergonha dos seus tamanhos.

Não é novidade que a indústria da moda precisa rever seus padrões e abraçar a diversidade. E embora alguns profissionais da área afirmem que usar modelos com corpos diferentes (especialmente plus-size) seja ruim para “os negócios” (como revelou uma tratadora de imagens da Victoria’s Secret), marcas que já apostaram em fotografar mulheres mais próximas da realidade se deram muito bem. Além disso, vale lembrar que as propagandas podem afetar a percepção de mundo dos consumidores – especialmente a dos jovens. Um estudo na Durham University descobriu que modelos que representam melhor a “população real” acabam ajudando meninas a terem uma alimentação mais saudável.

Tradução: “hoje eu estou usando os tamanhos 12, 14 e 16, personificando o princípio da #NoSizeFitsAll

Tradução: “é domingo, o que significa que eu ainda estou usando pijama. Minha blusa favorita é P. A minha calça favorita é G.

Uma foto publicada por Emma Nibbs (@emma_nibbs) em