Muito além da Adele: 11 músicas sobre términos de relacionamentos para fazer a fila andar
Músicas para chorar, curar o coração e partir para a próxima!
Na última sexta-feira, 15 de outubro, a cantora britânica lançou Easy On Me, a primeira faixa do seu esperado quarto álbum, 30 (que tem previsão de lançamento para 19 de novembro). Na música, uma balada sentimental com piano marcante, Adele fala nitidamente sobre o fim de seu casamento com Simon Konecki.
A vida da maior parte das pessoas é permeada de experiências sobre o amor ou do sofrimento que esse sentimento acarreta. Portanto, não é de se admirar que, ao colocar a caneta no papel e escrever suas músicas, artistas, assim como Adele, se inspirem no amor e na perda para criar melodias que irão ressoar nos fãs por décadas a fio.
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
Tristes e de fazer chorar ou divertidas e dançantes, canções – ou até discos inteiros – sobre fins de relacionamentos sempre estarão entre as preferidas das pessoas e servem para aliviar a tristeza, canalizar a raiva e a mágoa e para lembrar de que muitas pessoas já passaram por isso e sobreviveram!
Aqui estão 11 das canções de término mais poderosas para adicionar agora na sua playlist:
01 – I Will Survive – Gloria Gaynor
Recentemente a música I Will Survive, de Gloria Gaynor, foi eleita a melhor música de término de todos os tempos. O hit de 1978 é a melhor escolha possível sempre para pessoas de coração partido de todas as idades graças a sua mensagem explícita de fortalecimento após a superação de um fim.
Boa para: Ouvir enquanto dança com uma tacinha de vinho na mão (confira a letra aqui)
https://youtu.be/ARt9HV9T0w8
02 – Sonhos – Caetano Veloso
Sabem aqueles relacionamentos que terminam em uma fase em que estamos mais resolvidos e maduros na vida? Em 1977, Peninha escreveu uma canção (que mais tarde foi gravada por Caetano) que traduz bastante a dor da perda misturada ao sentimento de gratidão por tudo o que foi vivido ao lado daquela pessoa.
Boa para: Ouvir passando o relacionamento a limpo e ir se cadastrando no Tinder (confira a letra aqui)
03 – Nothing Compares 2 U – Sinnead O’Connor
Nothing Compares 2 U é sem dúvida uma das músicas sobre término mais sofridas de todos os tempos. Escrita e lançada por Prince, a música foi repaginada e regravada por O’Connor em 1990 em seu álbum I Do Not Want What I Haven’t Got. Com um videoclipe simples, o foco da câmera está, principalmente, no rosto da artista que vai se emocionando enquanto a música evolui.
Boa para: Ouvir no escuro e chorar bastante até superar o pé na bunda (confira a letra aqui)
04 – Meu erro – Paralamas do Sucesso
Em 1984 Herbert Viana estava tentando superar o fim de seu casamento com Paula Toller quando lançou o álbum “O Passo do Lui”. O maior hit do disco, ‘Meu Erro’, há quem diga que tenha sido escrito especialmente escrito para ela.
Boa para: Ouvir e cantar a plenos pulmões até se dar conta que se livrou de um (a) embuste (confira a letra aqui)
05 – Thank u, next – Ariana Grande
Ariana Grande fez uma música do rompimento para lacrar quando lançou ‘thank u, next’ em 2019 e colocou na letra os nomes de quatro ex-namorados famosos (Pete Davidson, Mac Miller, Big Sean e Ricky Alvarez). Talvez esta seja uma música para alguns meses / anos depois, quando você estiver realmente grato pela experiência e não naquele período imediato pós-término. Mas vale ouvir.
Boa para: Ouvir enquanto ri dos ex em papo com as amigas (confira a letra aqui)
06 – Vou Festejar – Beth Carvalho
Desde o lançamento dessa música, em 1978, nenhuma outra traduz tão bem o sentimento de raiva quando alguém leva um pé por que o amado (a) se apaixonou por outra pessoa. A canção é um verdadeiro hino da superação na base do ódio.
Boa para: Ouvir enquanto stalkeia pela última vez o Instagram do ex e já engata outro contatinho (confira a letra aqui)
07 – Someone Like You – Adele
Outra das canções de término mais devastadoras dos últimos tempos pertence a Adele em seu segundo álbum, de 2011. Aliás, ninguém entre as cantoras atuais canta canções tristes e de separação tão bem quanto Adele. Em ‘Someone Like You’ ela fala sobre a vulnerabilidade que enfrenta depois de saber que seu ex mudou e começou a sair com outra pessoa.
Boa para: Ouvir e começar a catar os caquinhos para dar a volta por cima (confira a letra aqui)
08 – Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim – Manu Gavassi
Lançada em 2020 com participação de Gloria Groove, Deve Ser Horrível Sem Mim é o tipo de música necessária para ouvir quando estamos nos sentindo a pior coisa do mundo depois de um término. Inclusive, o videoclipe é um curta-metragem de mais de 10 minutos, que foi dirigido pela própria Manu Gavassi e conta com a participação do casal de atores Chay Suede (ex de Manu) e Laura Neiva (atual de Chay). Um super tapa na autoestima, não?
Boa para: Levantar a autoestima e ter certeza de quem perdeu foi ele (a) (confira a letra aqui)
09 – Dancing on My Own – Robyn
Nos primeiros acordes tudo nessa música de 2010 parece ter sido feito para fazer você sorrir, se mover e dançar. Poderia facilmente ser uma música pop adolescente perfeita, mas não é nada disso. Quando a letra começa, você percebe que há tanta dor envolvida na canção que parece até errado continuar a dançar, mas não é. Continue dançando!
Boa para: Exorcizar o (a) ex na pista de dança (confira a letra aqui)
10 – Back to Black – Amy Winehouse
Lançada em 2006, a canção ‘Back to Black’ foi inspirada pelo fim de um romance da intérprete em 2005. Obscura e fúnebre, é uma canção soul influenciada pela atmosfera e ritmo da Motown dos grupos femininos dos anos 1960.
Boa para: Refletir sobre suas escolhas (confira a letra aqui)
11 – Na Sua Estante – Pitty
Lançada em 2005, ‘Na Sua Estante’ fala da decisão de encerrar definitivamente um relacionamento repleto de idas e vindas. Como a própria artista disse na época do lançamento da canção: “(…) fala sobre desilusões e ressentimentos. As obras artísticas que mais me emocionam provêm de tragédias. Talvez eu só saiba falar de tragédias”, explicou.
Boa para: Tomar coragem para terminar aquele relacionamento tóxico de vez (confira a letra aqui)