Netflix: 4 documentários imperdíveis para repensar a vida

Por: Jac Cordeiro e Laura Sarkovas

A Netflix disponibiliza documentários sobre variados temas e então decidimos fazer uma seleção de quatro títulos que convidam o espectador para reflexões interessantes.

O primeiro da lista é “The True Cost”, produção francesa que destaca aspectos desconhecidos por muitos a respeito da indústria da moda, mais especificamente da “fast fashion”. Esse termo hoje em dia é muito conhecido e refere-se a esse sistema antiético e não sustentável com foco na produção a baixo custo e consumo em larga escala.

Créditos: Imagem de divulgação - "The True Cost"

O filme mostra o verdadeiro preço por trás das peças de roupa que derivam desse sistema: inobservância a condições humanas de trabalho e a não preocupação com os danos causados ao meio ambiente. É uma realidade um pouco chocante e dificilmente você vai sair desse filme do jeito que entrou. “The True Cost” convida todos a repensar esse modelo de produção e consumo.

É inevitável indicarmos um filme que todos estão falando no momento: “Democracia em Vertigem” da diretora brasileira Petra Costa. Não importa qual seu partido, o tema é indispensável em rodas de conversa e uma oportunidade para você refletir sobre a história da política brasileira desde o final da ditadura até os dias de hoje.

Créditos: Imagem de divulgação Netflix: "Democracia em Vertigem"

O filme questiona a democracia e o abismo que foi criado aos poucos na sociedade brasileira, formando uma cisão entre posições e pessoas. Tudo em um movimento incerto como uma vertigem, oscilando, e enfraquecendo o sistema democrático.

Mudando o tema, vamos entrar no universo da música e seus mistérios. É disso que trata a série “Remastered”. O episódio que indicamos hoje é muito curioso: “O Rei Leão e o músico esquecido” uma produção original da Netflix  de 2019 com 84 minutos.

Você já assistiu “O Rei Leão” da Disney? Lembra daquela famosa canção “The Lion Sleeps Tonight”? Você sabe quem é o autor dessa música?

Esse documentário vai se debruçar sobre a história por trás desse sucesso internacional que faturou milhões de dólares na indústria da música americana.

“O Rei Leão e o Músico Esquecido”.
Créditos: Imagem de divulgação.
“O Rei Leão e o Músico Esquecido”.

Através da investigação do jornalista sul-africano Rian Malan, ficamos sabendo quem é o seu real autor: Solomon Linda que a compôs em 1939 e que passou a vida sem reconhecimento e sem ter recebido os direitos sobre a execução de sua obra.

É uma triste história que mostra a realidade de discriminação e injustiça na indústria musical e o ego e ganância do ser humano.

A última dica de hoje é um documentário que vai fazer você repensar seu estilo de vida: “Minimalismo: um Documentário sobre coisas importantes.”

“Minimalism: A Documentary About the Important Things”.
Créditos: Imagem de divulgação.
“Minimalism: A Documentary About the Important Things”.

A produção é de dois americanos, amigos de infância, com seus 30 e poucos anos que viveram sob o domínio do padrão do sonho americano e que em dado momento, passaram a reavaliar seus estilos de vida, objetivos e o conceito de sucesso.

Eles se uniram em seus questionamentos, largaram seus trabalhos e passaram a se intitular “os minimalistas”. Escreveram um livro e agora viajam o país fazendo palestras com a intenção de propagar suas ideias sobre como viver com menos quantidade e mais qualidade.

É sobre ser livre, leve, feliz e viver em paz. Quem não quer?

Enfim, são 4 bons documentários para assistir no conforto do seu sofá!