Netflix terá anúncios, igual TV aberta? Saiba quando, onde e por quê
Pela primeira em uma década, a gigante do streaming perdeu assinantes e pensa em adaptar o seu modelo de negócios
Reed Hastings, fundador e co-CEO da Netflix, deixou o mundo em polvorosa ao anunciar que o serviço de streaming vai passar a ter anúncios em meio a filmes e séries. Será como a TV de décadas atrás? A resposta é não.
Continue a leitura e descubra o que se sabe até agora sobre as mudanças.
Anúncios: Quando, onde e por quê
A nova modalidade de assinatura da Netflix seria lançada entre 2023 e 2024, mas deve ser adiantada para conter a queda de receita da empresa.
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A mudança pode chegar ainda no último trimestre deste ano, e provavelmente será no mundo todo. Portanto, pode avisar o tio do WhatsApp que a decisão não tem relação com o “fim da mamata da Lei Rouanet”.
A gigante do streaming está ajustando o seu modelo de negócio, depois de perder assinantes pela primeira vez em dez anos – e pode dar adeus a outros milhões ainda no segundo semestre deste ano, segundo expectativa da própria empresa.
Essa queda é relevante e alarmante. Por isso, as ações da Netflix caíram rapidamente mais de 35% na bolsa dos EUA, e continuam em declínio.
Um dos motivos para a derrocada no número de assinaturas, além da economia mundial, foi a entrada de outros nomes no mercado. Cada novo streaming que surge, alguns deles mais baratos, mordisca uma parte dos assinantes da Netflix.
A plataforma se prepara para uma longa crise, depois de um aumento acelerado de assinantes durante o período de confinamento na pandemia.
Segundo o jornal “The New York Times”, a futura alteração foi divulgada internamente, em nota aos colaboradores. Em conjunto, também havia reflexões para coibir o compartilhamento de contas.
Recentemente, a empresa já havia demonstrado empenho em combater a partilha de dados, medida impopular e que gerou polêmica também no Brasil, envolvendo até diretos do consumidor.
O que se sabe até agora é que ninguém será forçado a ver anúncios. A Netflix terá um plano novo, mais barato, que incluirá propagandas. Quem quiser, continuará como o serviço é hoje.
A intenção é cobrar mensalidades mais baixas de quem está disposto a ver anúncios e custear a outra parte do rendimento mensal com as propagandas.
Acostume-se com a ideia, as alterações serão implementadas na plataforma, mas não agora. A Netflix, como em qualquer outra mudança feita em sua trajetória, faz testes para examinar a aceitação e a viabilidade do projeto.
E você, assistiria a anúncios para pagar menos por mês em seu serviço de streaming?