Netflix: ‘Elisa y Marcela’ um amor à frente de seu tempo

Por: Laura Sarkovas

Você já imaginou ser possível a Igreja Católica realizar um casamento entre duas mulheres na Espanha em 1901 e esse casamento nunca ter sido anulado?

Parece mentira? Mas não é. O filme “Elisa y Marcela”, disponível na Netflix, conta essa história que é real.

Crédito: PosterPôster de Divulgação

Essas duas mulheres se casaram na Igreja de San Jorge, na região de Coruña, na Galícia, mais de cem anos antes do casamento entre pessoas do mesmo sexo ter sido legalizado por lá.

Para fugirem das regras locais, Elisa forjou um documento de um parente falecido e se passou por um homem para viabilizar a primeira união homossexual registrada na Europa.

Crédito: La Voz de GaliciaLa Voz de Galicia de 30 de junho de 1901

Com uma voz feminina que sussurra logo no início: “quero saber sobre as mulheres que vieram antes”, a obra nos coloca em um contexto histórico que nos faz pensar sobre as transformações que a sociedade sofreu até chegar nos dias de hoje.

A diretora do filme Isabel Coixet, conta que ficou extremamente mexida quando conheceu essa história através do livro “Elisa e Marcela – além dos homens”, de Narciso de Gabriel.

Em uma declaração falou para quem o longa é destinado: “A todas as pessoas que passam a vida tentando se encaixar em um mundo que não está pensado para elas. Aos diferentes, aos estranhos, às mulheres e aos homens que não se sentem nem mulheres nem homens, apenas pessoas. Aos que amam.”

Capa do Livro “Elisa y Marcela” de Narciso de Gabriel

Ela carregou essa ideia por dez anos tentando concretizá-la, mas muitos foram os obstáculos até que o filme saísse. Coixet bateu em algumas portas e enquanto alguns não aceitavam o fato da obra ser toda em PB, outros achavam a narrativa inverossímil ou exótica demais.

Depois de muito batalhar, a Netflix aceitou bancar o filme que já recebeu diversos elogios e foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2019.

Da esq. para a dir., Natalia de Molina, Greta Fernández e Isabel Coixet na Berlinale

Ao ser perguntada se achava que havia feito um filme político, Isabel Coixet declarou:  “Sou contra o casamento, mas espero que as pessoas façam o que quiserem. Acho importante essa frase de Marcela ao padre, ao médico e à vizinha fofoqueira: ‘Porque vocês não nos deixam viver nossa vida?’. Contudo, nunca me esqueci que isto é um filme, não um manifesto.”

Mistura de romance suspense e aventura, “Elisa y Marcela” é uma das boas novidades que a Netflix trouxe! Vale assistir !

Por: Laura Sarkovas

1
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix. Com um elenco de tirar o fôlego …
2
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …
3
03:50
‘Peaky Blinders’: sangue, navalhas e política na Netflix
A 5ª temporada da série "Peaky Blinders" vem recheada de situações inesperadas e roteiro sempre surpreendente narrando a saga da …
4
05:17
“O código Bill Gates”: decifrando a mente do multibilionário
"O Código Bill Gates" é uma minissérie produzida e lançada recentemente pela Netflix que promete te fazer mergulhar direto pelas …
5
04:50
‘Evelyn’: um filme sobre como superar uma tragédia familiar
"Evelyn" é uma história familiar que discute, sob um olhar extremamente pessoal e sensível, o reflexo de um suicídio na …
6
11:28
Netflix: 4 motivos para assistir o filme de Breaking Bad
Está ansioso para assistir "El Camino: A Breaking Bad Film"? Pode ficar tranquilo que a estreia mundial pela Netflix é …
7
04:44
Netflix: nova temporada da série ‘Explicando’ investiga a mente humana
https://youtu.be/W7LcbbWltb0
8
04:20
Netflix: “Life Animated”- uma história sobre autismo, Disney e amor
Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um documentário lindo que vai surpreender você: "Life Animated". O filme conta a …