73 países criminalizam a homossexualidade; 47 reconhecem casamento gay

Por: Redação | Comunicar erro

A associação internacional ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association) monitora as leis relacionadas à comunidade LGBT em todos os países do mundo há 11 anos. De acordo com pesquisas recentes da organização, 73 países criminalizam a homossexualidade (sendo que 13 utilizam da pena de morte como punição), enquanto que apenas 47 reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com o mapa, divulgado no último dia 15 pela instituição, os direitos LGBT ainda estão longe de ser uma realidade para todos. Muito longe.

Em 2006, quando o primeiro estudo foi feito, eram 92 os países que criminalizavam a homossexualidade. Para Aengus Carroll, autor do relatório de 2016, o avanço é lento demais. “Ficamos perplexos de ver por que tantos países têm dificuldade de atender às necessidades básicas de pessoas LGBTI [lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersex]”, diz.

PAÍSES QUE CRIMINALIZAM A HOMOSSEXUALIDADE

Ao todo, são 73, e estão concentrados majoritariamente entre África e Ásia, em países com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixíssimos.

As punições variam de multas e prisão à pena de morte. Há também países que não preveem penalidade ou não a aplicam atualmente, mas mantêm a criminalização em seu código penal. Na Rússia, por exemplo, propagandas com citações ou imagens de tendência homossexual são punidas pela lei.

Segundo o relatório, 13 países preveem a pena de morte para atos sexuais consentidos entre pessoas adultas do mesmo sexo. Em quatro deles – Sudão, Arábia Saudita, Irã e Iêmen –, a pena é efetivamente aplicada pela Justiça no país todo. Em dois – Nigéria e Somália –, é aplicada em algumas províncias.

Em cinco desses países – Mauritânia, Afeganistão, Paquistão, Qatar e Emirados Árabes Unidos – não há registro de aplicação específica recente e em dois deles (no Iraque e nos territórios controlados pelo Estado Islâmico nesse país e na Síria), os responsáveis por matar sistematicamente e com brutalidade os gays são milícias e grupos não estatais.

PAÍSES ONDE HÁ LEIS DE PROTEÇÃO PARA HOMOSSEXUAIS

Os países que possuem leis de proteção para homossexuais estão concentrados majoritariamente na Europa, América e Oceania. São 71 que garantem proteção não discriminatória no trabalho; 40 que consideram os crimes de ódio baseados em homofobia como mais graves; 36 consideram o incitamento à homofobia como crime; mas apenas 14 têm leis em suas constituições federais que consideram crime a discriminação sexual.

PAÍSES ONDE O CASAMENTO GAY É RECONHECIDO POR LEI

Os países onde o casamento gay é reconhecido por lei estão concentrados majoritariamente na Europa, América e Oceania. Na África, apenas a África do Sul reconhece o casamento gay.

São 47 países que reconhecem o casamento gay, mas apenas 22 garantem os mesmos direitos (o Brasil foi colocado na lista porque o casamento gay pode ser reconhecido via judicial. Mas não há nada em nossa Constituição Federal que garanta aos homossexuais o direito ao casamento); 26 aceitam a adoção conjunta por um casal homossexual.

Na Ásia, apenas Israel reconhece o casamento gay, mas com direitos bem aquém dos garantidos aos casais heterossexuais.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …