Netflix: ‘Guerras do Brasil.doc’ põe em dúvida nosso caráter pacífico

Documentário de Luiz Bolognesi, traz versões sobre 5 conflitos da história do Brasil e propõe reflexões para os tempos atuais.

Por: Jacqueline Cordeiro | Comunicar erro

“O Brasil é um país pacífico”.

Assistindo a cada um dos cinco episódios da série documental “Guerras do Brasil.doc”, esta frase irá soar cada vez mais falsa para você.

A nossa história está repleta de confrontos sangrentos e esta série de Luiz Bolognesi, disponível na Netflix, nos mostra cinco momentos representativos dessa natureza violenta e combativa que entrou definitivamente na formação histórico-cultural do Brasil.

São eles: “Guerras da Conquista”, “Guerras dos Palmares”, “Guerra do Paraguai”, “Revolução de 30” e “Universidade do Crime”, com tema atual, que fala sobre a criação das facções criminosas a partir das guerras e conflitos penitenciários.

Através de depoimentos de historiadores, ativistas, professores e pesquisadores compõe-se um painel sobre cada uma dessas guerras que nos possibilita refletir sobre suas raízes e consequências até os dias atuais.

Como por exemplo, é inevitável fazer um paralelo com a atual situação da luta pelos direitos de demarcação da terra indígena e a história de exploração de um povo que habitava aqui já há muitos anos antes da conquista europeia, inclusive em territórios no interior do país.

Crédito: Reprodução/NetflixAilton Krenak – líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro.

Os episódios são independentes entre si e podem ser assistidos fora de ordem, de acordo com seu interesse por tema. Todos trazem observações muito instigantes, números, animações, imagens de arquivo, enfim, muita matéria de reflexão para buscarmos entender como chegamos até aqui do jeito que somos.

No final a gente compreende que no centro da nossa história estão sempre os conflitos.

Entender esse “fio da meada” pode nos ajudar a buscar a construir um futuro mais justo com menos prejuízos, menos confrontos e mais evolução.

Autor: Jacqueline Cordeiro

1 / 8
1
03:58
Netflix: ‘Cuba e o cameraman’ registra a história nua e crua de Cuba
"Cuba e o Cameraman", de 2017, disponível na Netflix, é um registro de centenas de horas de gravações feitas por …
2
03:56
Netflix: ‘Capitão Fantástico’ é inspiração para a família toda
Chegou na Netflix o filme “Capitão Fantástico”, que faz sucesso entre adultos e crianças. Você vai se inspirar com a história …
3
05:57
15 memes imperdíveis sobre o governo Bolsonaro
Já ouviu falar em deep fake? A tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um …
4
05:57
Netflix: ‘Olhos que condenam’, quando a justiça não é cega
"Olhos que condenam" é uma minissérie com 4 episódios que conta a história real de um dos maiores e mais …
5
02:59
A origem dos filmes da Disney
No vídeo de hoje, a nossa correspondente Taty Leite, do Canal Vá Ler um Livro, conta sobre como os filmes …
6
01:17
Conheça as obras de Robert Mapplethorpe
O jornalista Gilberto Dimenstein foi ao museu Guggenheim, em Nova Iorque e comenta a carreira do fotógrafo Robert Mapplethorpe, que …
7
03:04
Netflix: comédia argentina fala sobre arte e amizade
O cinema argentino nos brinda com mais um grande filme, disponível agora na Netflix. “Minha obra-prima” é um filme para …
8
08:10
Netflix: 4 documentários imperdíveis para repensar a vida
A Netflix disponibiliza documentários sobre variados temas e então decidimos fazer uma seleção de quatro títulos que convidam o espectador …