‘Piadas’ de Silvio Santos estimulam opressão, diz Fernanda Lima

A apresentadora explicou com mais detalhes como as "brincadeiras" de Silvio estimulam preconceitos

A apresentadora Fernanda Lima

A apresentadora Fernanda Lima explicou, com mais detalhes, por que está rebatendo os comentários ofensivos do apresentador Silvio Santos.

Ela falou sobre a polêmica ao programa  TV Fama nesta segunda-feira, 21. No mesmo dia, a filha de Silvio, Patrícia Abravanel, chegou a defender o pai nas redes sociais.

O apresentador já deu declarações racistas, homofóbicas e machistas. Na mais recente delas, falou sobre o corpo de Fernanda Lima.

“A gente fala brincando certas coisas, mas elas podem causar consequências muito graves. São justamente por essas brincadeiras que eu resolvi provocar o Silvio”, disse ela na entrevista.

“Isso não é um confronto. Porém, quando eu falei para ele “Por que não te calas?”, na verdade eu não estava brincando, eu estava falando sério sobre as brincadeiras que ele faz porque eu acho que às vezes o Silvio, apesar de ser quem ele é, muitas vezes ele perde a oportunidade por ser uma voz que pode combater todo tipo de opressão a minorias políticas”.

Ela também falou sobre o papel feminino em debates como esse. “Nós como mulheres devemos refletir, nos unirmos e não aceitarmos mais esse tipo de brincadeira, porque essas brincadeiras são muito ofensivas e elas têm consequências muito cruéis”.

“Quando o Silvio faz uma ‘zombaria’, falando que uma adolescente está gorda, ou falando que a outra é muito magrela, ou que a outra tem cara de gripe, ele impulsiona esse tipo de provocação a todos os homens para que eles reproduzam isso dentro de suas casas”, completou ao TV Fama.

A apresentadora também disse que é interessante debater a questão, sendo uma boa hora para refletirmos sobre “brincadeiras” e a manutenção de atitudes que oprimem ainda grupos sociais historicamente oprimidos:

“Acho que é um belo momento para a gente botar a mão na consciência, e o Silvio, por que não?”.

Veja o vídeo completo neste link.

  • Leia mais: