Por que a web está criticando escolha de Morgan Freeman para abertura da Copa do Mundo?

O fato de a festa acontecer no Dia da Consciência Negra fez com que muitos brasileiros torcessem o nariz para escolha do ator na cerimônia

20/11/2022 12:20 / Atualizado em 21/11/2022 20:56

No início da tarde deste domingo, 20, o mundo assiste à cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar. Mas a presença de Morgan Freeman nesta festa incomodou alguns brasileiros.

Web critica escolha de Morgan Freeman para cerimônia de abertura da Copa do Mundo
Web critica escolha de Morgan Freeman para cerimônia de abertura da Copa do Mundo - reprodução/TV Globo

O ator hollywoodiano, multi-premiado, participou da cerimônia de abertura da Copa do Mundo e contracenou com o influenciador Ghanim Al Muftah, um jovem sem pernas que é bastante famoso no país muçulmano.

A entrada de Morgan Freeman na festa foi para representar a diversidade no mundo.

Porém, muitos brasileiros se incomodaram com a escolha do ator para essa abertura. Isso porque hoje, em São Paulo, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra.

https://twitter.com/carlahebling/status/1594348289985495044

https://twitter.com/LennonMarques/status/1594347786106830848

Mas, afinal, por que especificamente a presença de Morgan Freeman na abertura da Copa do Mundo está incomodando tanto?

A gente explica. Existe um vídeo antigo do ator em que ele se diz contra a criação de um “Dia da Consciência Negra”. E, anualmente, em 20 de novembro, conservadores compartilham o vídeo, como se a fala de Freeman, um homem negro, se sobrepusesse à importância da data.

Mas, é importante destacar que Morgan Freeman aderiu ao movimento Black Lives Matter e começou a usar suas redes sociais para dar corpo a um projeto. Que seus seguidores negros contassem suas histórias de racismo sofrido.

Ou seja, apesar de já ter se manifestado contra a criação de um Dia da Consciência Negra, Morgan Freeman é um importante nome do movimento negro americano.