Por que a web está criticando escolha de Morgan Freeman para abertura da Copa do Mundo?
O fato de a festa acontecer no Dia da Consciência Negra fez com que muitos brasileiros torcessem o nariz para escolha do ator na cerimônia
No início da tarde deste domingo, 20, o mundo assiste à cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar. Mas a presença de Morgan Freeman nesta festa incomodou alguns brasileiros.
O ator hollywoodiano, multi-premiado, participou da cerimônia de abertura da Copa do Mundo e contracenou com o influenciador Ghanim Al Muftah, um jovem sem pernas que é bastante famoso no país muçulmano.
A entrada de Morgan Freeman na festa foi para representar a diversidade no mundo.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Porém, muitos brasileiros se incomodaram com a escolha do ator para essa abertura. Isso porque hoje, em São Paulo, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra.
https://twitter.com/carlahebling/status/1594348289985495044
https://twitter.com/LennonMarques/status/1594347786106830848
Mas, afinal, por que especificamente a presença de Morgan Freeman na abertura da Copa do Mundo está incomodando tanto?
A gente explica. Existe um vídeo antigo do ator em que ele se diz contra a criação de um “Dia da Consciência Negra”. E, anualmente, em 20 de novembro, conservadores compartilham o vídeo, como se a fala de Freeman, um homem negro, se sobrepusesse à importância da data.
Mas, é importante destacar que Morgan Freeman aderiu ao movimento Black Lives Matter e começou a usar suas redes sociais para dar corpo a um projeto. Que seus seguidores negros contassem suas histórias de racismo sofrido.
Ou seja, apesar de já ter se manifestado contra a criação de um Dia da Consciência Negra, Morgan Freeman é um importante nome do movimento negro americano.