Veja os destaques do que rolou na Copa do Mundo no Catar hoje

Na Catraca Livre, você encontra a cobertura "Lado B" do maior evento futebolístico do planeta

Confira os destaques da Copa do Mundo no Catar
Créditos: Divulgação
Confira os destaques da Copa do Mundo no Catar

A Copa do Mundo no Catar está dando o que falar nas redes sociais. E a Catraca Livre está acompanhando os destaques de tudo o que os internautas estão comentando. Memes, críticas, comemorações. Nesta publicação, você vai encontrar a cobertura “Lado B” da Copa, atualizada diariamente. Vamos nessa?

Dia 4 (23/11)

  • Alemanha x Japão

A zebra está solta no Catar. Na estreia da tetracampeã Alemanha, o Japão levou a melhor! A seleção alemã saiu na frente, com gol no primeiro tempo, mas não esperava que os japoneses fossem virar a partida e vencer por 2 x 1. Com o resultado final, os brasileiros se sentiram vingados pelos irmãos nipônicos e não se contiveram em criar memes… muitos memes! Confira aqui.

  • Croácia x Marrocos

O jogador Joško Gvardiol, da seleção da Croácia, atraiu a atenção durante jogo contra o Marrocos, pela Copa do Mundo do Catar, por usar uma máscara diferente. Afinal, o que explica o uso do acessório? Gvadiol, que é zagueiro do RB Leipzig, sofreu uma fratura no nariz durante uma partida pela Bundesliga em 9 de novembro, depois de trombar com outro jogador em campo.

A partida entre Croácia e Marrocos terminou em 0 x 0.

  • Espanha x Costa Rica

A Espanha confirmou sua superioridade na estreia na Copa do Mundo do Catar e goleou a Costa Rica nesta quarta-feira, 23. pelo grupo E. Os europeus aplicaram 7 x 0, o maior placar do Mundial até agora. Foi a maior goleada da seleção espanhola em uma Copa do Mundo. A equipe comandada pelo técnico Luis Enrique dominou todo o jogo, dando poucas chances para os costa-riquenhos. E é claro que a internet se encheu de memes com a goleada, confira.

  • Preocupação brasileira

A um dia de o Brasil estrear na Copa do Mundo no Catar, em partida que será realizada contra a Sérvia, às 16h, Luana Atik, namorada do jogador Rodrygo, anunciou o fim de seu relacionamento com o craque. O atacante do Real Marid e a influenciadora estavam juntos desde 2019, mas ela não hesitou ao anunciar o fim. Saiba detalhes aqui.

  • Luis Roberto afastado

O narrador Luis Roberto foi afastado das transmissões dos jogos da Copa do Mundo Catar, pela Globo, pelos próximos dias. A decisão anunciada pela emissora visa poupar o locutor que está com a voz rouca.

A escala dos jogos na emissora já sofreu alteração nessa quarta-feira, 23, quando ele deixou de narrar o jogo entre Alemanha e Japão.

  • Encarada em Messi

Durante a grande zebra da Copa do Mundo no Catar, quando a Argentina perdeu em sua estreia para a Arábia Saudita por 2 x 1, na manhã desta terça-feira, 22, uma encarada do zagueiro árabe Ali Al-Bulayhi no argentino Lionel Messi deu o que falar nas redes sociais.

Em entrevista ao “Goal”, ele contou que, enquanto os companheiros comemoravam o gol da virada dos hermanos, foi até Messi, o encarou e “avisou” que a Argentina não venceria o confronto.

Dia 3 (22/11)

  • Argentina x Arábia Saudita

O dia mal começou na Copa do Mundo, e logo na primeira partida do grupo C, entre Argentina e Arábia Saudita, o brasileiro fez tantos memes na internet, mas tantos memes, que a gente não conseguiu se conter. Isso porque a Argentina de Lionel Messi perdeu para Arábia Saudita por 2 x 1, e é claro que os brasileiros não perdoaram.

A Argentina começou administrando bem a partida. Messi marcou um gol de pênalti, e os hermanos ainda tiveram dois gols anulados por impedimento no primeiro tempo. No segundo tempo da partida, a Argentina deixou a Arábia Saudita crescer e tomou dois gols, o que foi o suficiente para os árabes administrarem a vitória até o final.

Durante o jogo, uma imagem captada pelas câmeras da Copa viralizou nas redes sociais. Torcedores argentinos levaram ao estádio Lusail uma faixa xingando o lateral-direito da seleção brasileira Daniel Alves. “Dani Alves es un boludo”, dizia a mensagem. A expressão “boludo” pode ser traduzida como “idiota”, “tonto” ou “estúpido”. A frase foi dita por Maradona em 2017 após uma crítica ao lateral brasileiro, que falou que “não teria orgulho de ganhar uma Copa do Mundo com um gol de mão”.

  • Dinamarca x Tunísia

Um dos destaques do jogo Dinamarca x Tunísia foi a narração de Renata Silveira na Globo. Ela se tornou a primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo em TV aberta. Apesar da conquista histórica e de receber muitos elogios, a jornalista também foi alvo de ataques machistas nas redes sociais. Confira toda a repercussão aqui.

A partida entre Dinamarca e Tunísia terminou em 0 x 0.

  • Agressão a jornalista recifense

O jornalista recifense Victor Pereira usou as redes sociais para relatar que foi atacado durante a cobertura da Copa do Mundo no Catar após policiais confundirem a bandeira do estado de Pernambuco, que tem um arco-íris, com o símbolo da comunidade LGBTQIA+. Veja aqui o que aconteceu.

  • Jornalista assaltada ao vivo

A jornalista argentina Dominique Metzger, da TN Sports, foi assaltada enquanto cobria a Copa do Mundo do Catar na última sexta-feira, 18. A polícia de Doha, capital do Catar, fez uma proposta inusitada à jornalista. As autoridades pediram que ela escolhesse a sentença do ladrão que a roubou durante uma entrada ao vivo na última sexta-feira, 18. Veja aqui qual foi a reação dela.

  • França x Austrália

Durante a transmissão do jogo França e Austrália, pelo Grupo D, da Copa do Mundo do Catar, na tarde desta terça-feira, 22, o jornalista e narrador esportivo Luís Roberto, da TV Globo, chamou a atenção dos internautas pela falha em sua voz. O locutor apresentou dificuldades em narrar alguns momentos da partida e na hora de soltar o bordão “Sabe de Quem?” no gol do meio-campista australiano Goodwin, aos 8 min do primeiro tempo. Depois, ele explicou o que aconteceu.

A partida terminou em 4x 1 para a França.

  • México x Polônia

O último jogo do dia na Copa do Mundo foi entre México e Polônia, pelo Grupo D. A partida encerrou em 0 x 0.

Dia 2 (21/11)

  • Homofobia

Um dos assuntos que mais renderam nas redes sociais no segundo dia de Copa do Mundo foi a punição que a FIFA prometeu dar a jogadores que entrassem em campo com a braçadeira nas cores do arco-íris, em protesto contra a criminalização da homossexualidade no Catar. O atleta que fizesse isso receberia um cartão amarelo.

Por conta da medida, diversas seleções desistiram do protesto. O grupo de seleções europeias, formado por Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha e Dinamarca, tinha se comprometido em jogar com o acessório, mas decidiram não desrespeitar a norma da FIFA. No país que sedia a Copa, a homossexualidade é crime.

  • Inglaterra x Irã

Apesar da medida da organização máxima do futebol, a seleção da Inglaterra deu um show de cidadania nesta segunda-feira, 21, e tentou burlar as regras. Segundos antes da partida contra o Irã começar, todos os jogadores da Inglaterra se ajoelharam no meio do Estádio Internacional Khalifa, contra a homofobia. A cena recebeu o apoio de diversos internautas.

E não foram só os ingleses que protestaram na partida. A seleção do Irã também teve seu momento de cidadania. Os jogadores da seleção persa se recusaram a cantar o hino do país antes do apito inicial contra a Inglaterra. O silêncio dos onze titulares em campo foi encarado como um claro sinal de protesto à escalada da violência das autoridades iranianas que, há pouco mais de dois meses, reprime com extrema violência manifestações contra a repressão às mulheres no país.

Um outro momento da partida que chamou a atenção dos telespectadores foi trágico. O goleiro iraniano Ali Beireanvand sofreu uma grave lesão. Pelas imagens do choque com o zagueiro Majid Hosseini, a Fifa alegou que o goleiro teve uma suspeita de concussão cerebral. Assista ao vídeo aqui.

No resultado final do jogo, deu Inglaterra. A seleção inglesa deu um chocolate nos iranianos e levou a sua primeira partida da Copa com um placar gordo de 6 x 2. Com a goleada, vários memes rolaram zombando da derrota do país do Oriente Médio.

  • Senegal x Holanda

Durante o intervalo da partida entre Holanda e Senegal pelo grupo B da Copa do Mundo no Catar, o narrador esportivo Luís Roberto soltou a voz e criticou a medida da FIFA (organização máxima do futebol mundial) a respeito dos protestos anti-homofobia que jogadores europeus planejavam fazer.

“A FIFA ameaçou de uma punição esportiva para quem usasse a braçadeira com as cores do arco-íris. E aí os capitães decidiram abrir mão por conta de o jogador não começar a partida punido com um cartão amarelo. Há necessidade, dona FIFA? Fala sério”, disse o narrador.

A partida terminou com vitória dos holandeses por 2 x 0.

  • EUA x País de Gales

À frente do comando da transmissão da estreia de Estados Unidos e País de Gales na Copa do Mundo deste ano, na “TV Globo”, Cléber Machado cometeu algumas gafes durante a transmissão do jogo, que renderam memes na web. Um dos gafes de Cléber que foi observado pelos internautas aconteceu ao chamar o meio-campista americano Weston McKennie, da Juventus, de “Mackenzie”, por exemplo

A partida terminou em empate 1 x 1.

Dia 1 (20/11)

  • Cerimônia de abertura

A Copa do Mundo no Catar teve sua estreia no dia 20 de novembro, em cerimônia realizada no estádio Al Bayt.

Muitos internautas compararam a cerimônia de abertura da Copa no Catar com a abertura das Olimpíadas 2016 no Brasil. O que é uma injustiça, porque é sabido que a cerimônia de abertura de uma Olimpíada é, tradicionalmente, mais pomposa do que a de uma Copa do Mundo de Futebol. Ainda assim, a web ficou esperando por mais dessa abertura e recheou o Twitter com memes.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a aparição de Ghanim Al Muftah, um influenciador digital do Catar que não tem as pernas. Aos 20 anos de idade, o jovem é uma das maiores celebridades do Catar. Com 142 mil seguidores no Instagram, o influencer emocionou as redes sociais ao andar apenas com as mãos pelo estádio.

Ghanim convive com uma rara síndrome, chamada Disgenesia Caudal, que acomete o sistema gastrointestinal, nervoso, órgãos genitais e ossos. De acordo com o site da ONG de Ghanim, antes de nascer, muitas pessoas sugeriram que sua mãe o abortasse – pois acreditavam que isso o salvaria do sofrimento que essa deficiência traria. As chances de sobreviver eram baixas, mas superou qualquer expectativa de vida estimada pelos médicos. E em vez de usar cadeira de rodas, ele insiste em se mover com as mãos.

No meio da cerimônia, o influenciador chegou a contracenar com o ator hollywoodiano Morgan Freeman. A entrada de Freeman na festa foi para representar a diversidade no mundo, por meio de um discurso comovente feito pelo ator. Porém, muitos brasileiros se incomodaram com a escolha de Morgan Freeman para essa abertura. Isso porque em São Paulo, no dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. E um antigo vídeo em que Freeman critica a criação desta data voltou a circular nas redes.

  • Primeiro jogo da Copa do Mundo

Logo após a cerimônia de abertura, aconteceu o primeiro jogo da Copa do Mundo. Os anfitriões do evento disputaram a primeira partida do Grupo A contra o Equador, e aconteceu algo que nunca havia acontecido na história das Copas do Mundo: um anfitrião perdeu a primeira partida.

O Catar perdeu de 2×0 para o Equador. No Brasil, os internautas comemoram muito a derrota do Catar. Veja as reações e os memes.

Na cobertura do primeiro jogo da Copa do Mundo, o ex-jogador e comentarista esportivo da Globo, Roger Flores, fez comentários elogiosos sobre a política e a organização social do Catar e foi criticado nas redes sociais. Internautas ironizaram, por exemplo, a afirmação de que ele – homem, heterossexual, branco, com credencial de imprensa, rico e ex-atleta conhecido naquele país – foi bem recebido por lá.