CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Por que comemos panetone e peru no Natal?

Promovido por Leão Fuze

Por: Publi

Véspera de Natal por estas bandas é aquela coisa: família reunida e mesa farta com a presença quase certa de peru assado e panetone na ceia. Mas de onde surgiu esta tradição de comer estas duas iguarias deliciosas nesta época do ano?

Entre as diversas lendas que explicam a origem do panetone, todas apontam para a cidade italiana de Milão como o seu berço e para a presença de um personagem chamado Toni. A partir daí, os causos que remontam a criação do famoso pão se transformaram em um imenso emaranhado de diferentes datas e histórias.

Uma das mais aceitas diz que ele surgiu por conta de um acidente na Véspera de Natal do ano 900. Nesta data, o humilde assistente de padeiro chamado Toni estava exausto depois de ter trabalhado por muitas horas seguidas e ainda precisava fazer um torta para seu chefe e mais um fornada de pães.

Desatento e cansado, ele colocou as uvas passas da torta na massa de pão e ao notar o erro tentou remediar o problema jogando frutas cristalizadas, manteiga, ovos e os demais ingredientes também na massa. O que Toni não imaginava é que o tal pão fizesse tanto sucesso na ceia de Natal de seu chefe e que ele decidisse batizar o tal “acidente” de “pane di Toni” (“Pão do Toni”, na tradução do italiano).

Muito menos rica que a lenda do Pão do Toni, o peru assado também chegou às nossas mesas no Natal por conta dos hábitos de americanos e europeus. É costume nos EUA comer peru no Dia de Ação de Graças, uma comemoração realizada desde 1621 e que celebra a boa colheita de peregrinos e nativos americanos na época. Por ser comum no país e possuir grande quantidade de carne, acabava representando fartura. Com o tempo, esta tradição foi sendo incorporada à ceia natalina dos brasileiros por conta do imigrantes que aqui chegaram no século 19.

Compartilhe:

1
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
2
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
3
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
4
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
5
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …
6
A eterna campanha para desqualificar ‘Democracia em Vertigem’
A menos de uma semana do Oscar, o documentário “Democracia em Vertigem” volta a ser alvo de ataques. Desta vez, …
7
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
8
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …