BBB20: Rafa defende Paula, do BBB 19, e sofre enxurrada de críticas
Para Rafa, Paula, acusada de racismo e intolerância religiosa durante sua participação, era apenas "avoada e não fazia na maldade"
O tema racismo, mais uma vez, virou pauta na casa do BBB 20. A questão ganhou holofote na madrugada deste domingo, 19, quando Paula von Sperling, vencedora da edição passada, virou assunto entre os brothers. Acusada de racismo e intolerância religiosa, Paula foi alvo de muitas críticas durante sua participação.
Rafa Kalimann, no entanto, causou certo desconforto ao dar aquela passada de pano para a ex-participante. “Ela foi muito criticada por falar ‘humor negro’. Ela era muito avoada, não fazia na maldade, na malandragem. Ela fazia pergunta de vergonha alheia, tinha menos informação do que a gente tem. As pessoas não tinham paciência porque ela falava mais asneiras.”
Thelma logo rebateu Rafa categoricamente: “Ser avoada não legitima o racismo. É índole.”
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
Contrariada por Babu, Thelma e Manu, Rafa tentou contornar a situação. “Não estou justificando os erros dela, passando a mão nem nada do tipo, só tentando entender os lados disso tudo. Ela é de uma cidade pequena como a minha, a gente cresce num lugar no interior que tem muitas pessoas que são excelentes profissionais e que falam asneiras.”
E logo levou outra invertida do grupo, que descartou a suposta falta de informação como justificativa. Rafa, então, tomou-se como exemplo para defender seu ponto de vista. “Era muito mais limitado esse acesso, ter interesse em mudar. Eu já falei muita coisa feia e fui pontuada. Quando eu vi ela errar, eu também errei. Eu não sabia do [uso da palavra] ‘denegrir’, quem me ensinou foi a Thelminha. A maioria que entrou nesse programa não veio preparada. Talvez ela [Paula] tenha precisado passar por essa situação para crescer.”
Manu rebateu: “É falta de interesse, informação você tem no celular”. E Babu completou:”Tem coisas que não devemos tolerar, como intolerância religiosa, homofobia.”
Caso de polícia
As falas de Paula durante a participação no BBB 19 ganharam repercussão para além dos muros da casa. Ao longo de sua participação, a vence
dora do programa protagonizou uma série de declarações que receberam enxurrada de críticas nas redes sociais. Em uma ocasião chegou a afirmar ter medo de outro participante por sua relação “com esse negócio de Oxum” e numa lamentável comparação ressaltou: “Nosso Deus é mais forte”.
A declaração virou alvo de inquérito policial na Delegacia de Combate a Crimes de Racismo e Intolerância do Rio de Janeiro.
A madrugada polêmica na reta final do BBB 20, obviamente, virou motivo de TRETAS no Twitter. De um lado, seguidores da sister que usaram todas suas forças para sair em sua defesa. Do outro, um mundo inteiro de pessoas indignadas com a passada de pano que botou o nome de Rafa entre os assuntos mais comentados da rede social.
E vamos de reações:
Rafa Kalimann:
Dei uma cesta básica pra alguns negros da África e postei no Instagram, um racista não faria isso! ACORDEM!!
— 𝘽𝙖𝙠𝙖𝙮𝙤𝙠𝙤 (@ocaio_9) April 19, 2020
” Rafa Kalimann defendeu a Paula “
certo, vocês passam pano para o Babu que defende diariamente:
Hadson, Lucas, Petrix e Prior
vocês são umas piadas e militantes apenas quando convém pic.twitter.com/lJGcGPzCr1
— gabrielzinho 🧚🏻♀️ (@candynome) April 19, 2020
esse olhar da manu vendo a rafa kalimann defendendo a paula do bbb 19 certeza que foi de decepção #BBB20 pic.twitter.com/QnM5eTydNv
— robot ▽▲ (@RobotHuman5) April 19, 2020
Rafa levemente desesperada, viu que falou merda, viu que não teve apoio de ninguém da casa e foi se justificar pro espelho 😬#BBB #BBB20 pic.twitter.com/cmDGenTsb3
— Dantas (@Dantinhas) April 19, 2020
Rafa sentiu e tá chamando o Galvão.
— Chico Barney (@chicobarney) April 19, 2020
Rodrigo e Gabi foram pessoas que deram aula para a casa, e a Rafa Kalimann dizer que a Paula não foi racista por “falta de informação” é inacreditável.
E mais ainda uma mulher de 29 anos ser racista por falta de informação.
I N A C R E D I T Á V E L pic.twitter.com/y0fIopcqFu— Victor_Bastos (@VictorRiverr) April 19, 2020
Rafa Kalimann: Ah, mas eles não tiveram paciência.
Rodrigo e Gabi: https://t.co/uJvGaqNmUc— Avicii ◢◤ 🍺🎤🎡 (@CleberSCCPDent) April 19, 2020