‘São Paulo nas Alturas’ leva artistas a topo de prédios icônicos

Artistas como Karol Conka e Ludmilla se apresentaram em pontos turísticos da capital paulista

15/09/2017 17:41 / Atualizado em 27/11/2018 08:57

Para alguns pilotos de avião que têm de aterrissar em meio a tantos prédios quando vão para o aeroporto de Congonhas, São Paulo é conhecida como “Paliteiro”. Afinal, não há paisagem mais clássica da capital paulista do que o horizonte entrecortado por concreto.

Na proposta do novo programa do E!, até quem não nasceu na Terra da Garoa vai passar a apreciar essa vista urbana. O “São Paulo nas Alturas” convidou artistas como CPM 22, NX Zero, Ludmilla, Karol Conka, Manu Gavassi e MC Guime para se apresentarem no topo de sete prédios famosos na cidade – uma ideia inspirada no último show dos Beatles no terraço do Apple Records, em Londres, no ano de 1969.

O NX Zero se apresentou no Edifício Martinelli, no centro de São Paulo
O NX Zero se apresentou no Edifício Martinelli, no centro de São Paulo - Bianca Iaconelli - Approach

O Edifício Martinelli, no Centro, o Top Center, na Avenida Paulista, e o Museu de Arte Contemporânea, na Zona Sul, foram alguns dos cenários escolhidos para as apresentações. “A gente queria fazer em prédios icônicos, diferentes, que fossem uma surpresa”, conta Patricia Mitsube, Diretora Comercial do E! Entertainment Brasil. O canal está querendo investir mais em produções brasileiras, e o caráter eclético de São Paulo fez dela a melhor opção de cenário para a ideia do programa musical.

Com a ajuda de um drone, a equipe de filmagem conseguiu captar imagens aéreas de encher os olhos. Um dos episódios de visual mais deslumbrante é o de Karol Conka, que contou com a iluminação levemente alaranjada do pôr do sol:

Karol Conká se apresentou durante o pôr do sol no “São Paulo nas Alturas”
Karol Conká se apresentou durante o pôr do sol no “São Paulo nas Alturas” - Bianca Iaconelli - Approach

No entanto, conseguir locações em prédios históricos e um espaço na agenda de bandas famosas não foi fácil. Enrico Saraiva, diretor executivo da Delicatessen Filmes – a co-produtora do programa –, confessa que ficou apreensivo sobre o “São Paulo nas Alturas” não dar certo. “Foi um desafio muito grande, mas acho que deu muito certo”, diz.

São Paulo no coração dos artistas

O programa alterna música ao vivo e relatos dos artistas em cada episódio. A intenção é mostrar a relação dos convidados com a metrópole; nem todos eles nasceram nela, mas todos têm uma história para contar.

“Sou tipo filho de São Paulo”, considera Di Ferrero, vocalista do NX Zero, “é onde tive todas as oportunidades da minha vida”. Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi em “Sampa” que ele conheceu sua banda. E o artista tem certeza de que se não tivesse vindo para cá, até suas músicas seriam diferentes: “onde você está influencia muito”.

Manu Gavassi é uma das convidadas do “São Paulo nas Alturas”
Manu Gavassi é uma das convidadas do “São Paulo nas Alturas” - Bianca Iaconelli - Approach

Manu Gavassi é paulistana, e também sente que a metrópole influencia as suas composições. Ela até mesmo brinca que é uma “garota da cidade”. “A ‘vibe’ daqui tem muito a ver com o que eu gosto de fazer, e com a minha história”, explica. “Sempre estive aqui. São Paulo sempre fez parte de tudo”.

O vocalista do CPM 22, Badauí, é do bairro da Saúde, e teve a oportunidade de tocar em um heliponto na Avenida Paulista. Em 2007, sua banda fez o álbum “Cidade Cinza”, que aponta problemas como a poluição e o trânsito na capital. Porém, o cantor não deixa de amar o lugar onde cresceu. “Depois que caí na estrada, eu aprendi a amar muito mais a minha cidade, a dar valor”, observa.

Apesar de não saber se conseguiria morar em outro lugar, Badauí reconhece: “também não levo muito para o lado bairrista, porque o Brasil é um país maravilhoso com toda a sua diversidade”. Na opinião dele, o que é inegável é o potencial de crescimento que São Paulo oferece a qualquer artista. “Todas essas bandas de rock de outros estados que foram influenciadas por nós perguntam: ‘o que a gente faz? Queremos acontecer’. E nós respondemos: ‘tem que ir para São Paulo. Não é porque é minha cidade, mas porque ela é o pólo que gira”.

São Paulo nas Alturas estreia no dia 29 de setembro. O programa irá ao ar às sextas-feiras, a partir das 21h, no E!.

Confira o teaser: