Simony usa truque para evitar queda de cabelo durante a quimioterapia
"Ajuda 50% a não cair o cabelo, vai ajudar muito. É congelado, gente", contou a cantora
A cantora Simony apareceu em um vídeo publicado em suas redes sociais, usando um truque para evitar a queda de cabelo causada pela quimioterapia. A cantora revelou em 3 de agosto que está com um câncer no intestino.
O método usado por Simony para evitar a queda de cabelo durante o tratamento de quimioterapia se trata de uma touca gelada. “Ajuda 50% a não cair o cabelo, vai ajudar muito. É congelado, gente”, disse a cantora.
O aparelho usado por Simony chamou a atenção dos fãs pelo tamanho. Ele ajuda na prevenção da queda de cabelo por reduzir o tamanho dos vasos sanguíneos na cabeça.
- Terapia capilar: como reforçar a saúde do cabelo?
- Queda de cabelo? Saiba reconhecer um eflúvio telógeno agudo
- Descoberta possível cura eficaz para a calvície, segundo estudo
- Estudo aponta a melhor semente para combater queda de cabelo
O que a touca faz?
A touca gelada sobra ar a -20ºC na cabeça do paciente. Para alguns, o tratamento não é muito confortável. A pessoa precisa colocar a touca na cabeça uma hora antes de iniciar a quimioterapia e retirar uma hora depois da sessão.
A touca gelada funciona, mesmo?
A eficácia do tratamento varia de acordo com alguns fatores. Cabelos mais finos tendem a resistir menos a queda, enquanto os cabelos mais grossos costumam resistir mais .
Todo mundo pode usar touca gelada?
Nem todos os pacientes que enfrentam quimioterapia podem usar a touca, infelizmente. Aqueles que estiverem em tratamento de tumores hematológicos, como leucemia, linfomas e mioelomas não podem usar do artifício, justamente por afetar vasos sanguíneos e a distribuição da quimioterapia pelo corpo.
Outro fator que exclui pacientes do uso da touca gelada é o preço. O tratamento não é pago por planos de saúde, nem pelo Sistema Único de Saúde e o valor de cada sessão dele, que precisa acompanhar cada sessão da quimioterapia, veria de R$ 300 e R$ 1 mil por sessão.