Veja como usar o WhatsApp para aumentar suas vendas

O aplicativo mais utilizado do mundo permite que empreendedores se mantenham mais próximos de seus clientes

08/04/2023 22:00

Como aumentar as vendas usando o WhatsApp?
Como aumentar as vendas usando o WhatsApp? - iStock/bombuscreative

Atualmente, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado do mundo. Por isso, o mensageiro é o principal meio para um empreendedor se manter conectado com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Segundo uma pesquisa da Mobile Time, o aplicativo de mensagens está instalado em 99% dos celulares, sendo que 80% dos brasileiros utilizam para conversar com empresas.

Entre as diversas técnicas, algumas podem ser usadas em todos os negócios, independente do ramo.

Então se você, empresário, deseja consolidar suas vendas usando o WhatsApp, confira 8 estratégias a seguir!

Crie um catálogo para divulgar seus produtos

O catálogo do WhatsApp é uma maneira fácil e dinâmica de apresentar seus produtos aos seus clientes. Além disso, ele ainda disponibiliza um “carrinho” para o cliente fazer a compra com agilidade e sem precisar sair da plataforma.

Crie um catálogo bem descritivo e organizado, com todas as informações sobre o que você oferece. Os detalhes, inclusive, são primordiais para otimizar o tempo de ambos os lados.

Capriche nas imagens, textos, preços e outras informações importantes para atrair os consumidores, se colocando à disposição para responder outras questões.

O catálogo do WhatsApp é como uma vitrine digital com os produtos da empresa
O catálogo do WhatsApp é como uma vitrine digital com os produtos da empresa - Divulgação/WhatsApp

Se atente ao tempo de resposta

O WhatsApp é um canal de comunicação imediato, ou seja, os clientes mandam mensagem e aguardam ansiosos por um retorno. Portanto, tente responder o quanto antes.

Siga fielmente aos horários que você divulgou estar disponível e ofereça um atendimento personalizado.

Lembre-se de que quando a resposta demora para chegar, o cliente pode mudar de ideia e desistir do produto.

Deixe mensagens automáticas para os clientes

Justamente para não faltar uma resposta, você pode criar mensagens automáticas.

O recurso pode ser usado para enviar um recado de saudação, de agradecimento, um aviso ou até mesmo um retorno imediato para quando você não estiver disponível.

Outra dica legal é usar a função para mandar informações importantes sobre seu produto, como um texto que já responda às dúvidas mais frequentes que você recebe.

Empreendedores podem criar mensagens automáticas no WhatsApp
Empreendedores podem criar mensagens automáticas no WhatsApp - Captura de tela/WhatsAppp

Peça permissão para enviar mensagens

Antes de adicionar um novo nome no cadastro de clientes da sua empresa, pergunte se a pessoa aceita receber informações e ofertas especiais através do aplicativo.

A iniciativa é importante para melhorar sua relação com os clientes, pois apenas quem realmente estiver interessado vai receber suas atualizações.

Crie grupos ou comunidades de clientes

Outra iniciativa legal é criar grupos ou comunidades de clientes. A iniciativa viabiliza o envio de mensagens personalizadas sobre novos produtos, ofertas especiais e eventos.

É interessante manter os grupos bem selecionados e segmentados de acordo com o interesse de cada cliente.

Envie conteúdo que agregue valor

Após a criação do grupo ou comunidade, se mantenha dedicado em interagir com os clientes diariamente.

Porém, é preciso ter cuidado com a quantidade e a relevância das mensagens. Envie apenas conteúdos interessantes como dicas e novidades sobre o seu negócio e o mercado.

As atualizações, principalmente, ajudam a manter a clientela engajada e interessada na utilidade do seu produto.

Ofereça ofertas exclusivas e divulgue no status

A dica é eficaz para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Além de divulgar as ofertas inéditas nos grupos, publique também para todos os seus contatos usando o status do WhatsApp.

O status, inclusive, é um recurso bastante útil para compartilhar as novidades do cotidiano da sua empresa e, principalmente, para divulgar promoções exclusivas.

Status do WhatsApp é uma ferramente útil para conversar com todos os contatos
Status do WhatsApp é uma ferramente útil para conversar com todos os contatos - Captura de tela/WhatsAppp

Crie anúncios que levam ao WhatsApp

Em outras plataformas, invista em anúncio que leve as pessoas até o WhatsApp da sua empresa.

Pois, ao se deparar com um anúncio, um cliente em potencial poderá se interessar pela oportunidade de conversar diretamente com o anunciante para sanar dúvidas, o que aumenta as chances de venda.

Aliás, dados dos últimos anos apontam que anúncios com clique para o aplicativo de mensagens vêm crescendo rapidamente.