Cara Delevingne é acusada de plagiar famosa camiseta feminista
O ano de 2015 foi um ano especial para as feministas. Muito movimentos em prol dos direitos das mulheres despontaram no Brasil e no mundo e peças de roupas com imagens e frases de empoderamento vem fazendo muito sucesso. Aproveitando a oportunidade, a modelo Cara Delevingne deu uma de designer e lançou uma blusa com a frase: “The future is female” (“O futuro é das mulheres”, em tradução livre) que tem sido vendida online por US$ 39.
O problema é que a peça vem sendo comercializada pela Otherwild – uma marca de peças artesanais de Los Angeles – desde os anos 70 e a estilista responsável, Rachel Barks, está acusando a modelo britânica de plágio. Segundo Rachel, esta frase foi usada em uma camiseta pela primeira vez pela cantora de folk Alix Dobkin em 1975 e foi pedido à artista autorização tanto para reproduzir quanto para comercializar a peça.
“O redesenho pela Otherwild da linha ‘Future is female’ é protegido por lei autoral, que diz que qualquer reprodução tem que, pelo menos, mudar 20% em relação ao original”, escreveu a empresa nas redes sociais. “Se a atriz/modelo Cara Delevingne quer vender a minha linha, ela deveria revender as da Otherwild, porque nós doamos 25% do valor das vendas para a ONG Planned Parenthood”.
- Embraer abre inscrições para programa anual de estágio
- Ficou mais caro viajar com milhas? Saiba usá-las de outras formas
- Viih Tube se pronuncia sobre acusação de plágio: ‘Desculpe o transtorno’
- Marilyn Manson é acusado de trancar mulheres em caixa à prova de som
Antes de começar a vender a peça, tanto Cara quanto sua namorada, a cantora St. Vincent, foram vistas ao redor do mundo usando a camiseta da marca Otherwild. No entanto, quando decidiu comercializar a blusa (de mangas compridas), a modelo ignorou este pequeno detalhe e anunciou a novidade em seu Instagram:
“Muitos de vocês têm pedido uma blusa dessas, então eu decidi colocá-la à venda, com lucros indo direto para a Girl Up! (projeto das Nações Unidas que apóia jovens e adolescentes mulheres ao redor do mundo)”.