Como tirar olheiras? Conheça 7 receitas caseiras milagrosas
Leite, mamão, morango e pepino podem ser seus melhores amigos na hora de combater os inchaços escurecidos da área dos olhos; veja como usá-los
Por maior que seja o número de horas dormidas diariamente, é impossível nunca ter acordado com bolsas circulares escuras abaixo dos olhos. Baixa qualidade de sono, cansaço ou choro em excesso não são os únicos fatores que influenciam no seu surgimento, o que só aumenta nossa curiosidade em descobrir como tirar olheiras.
Fatores genéticos, hormonais, alergias, tabagismo, problemas circulatórios e estresse são alguns dos outros causadores desse problema. Pessoas mais velhas e com a pele muito fina tendem a ter a área dos olhos ainda mais escurecidas, devido às veias e aos vasos da região que ficam em maior evidência.
Por isso, entender quais são os processos que levam à formação das olheiras é essencial para quem já não aguenta mais conviver com esse desconforto clínico e estético. Como fazer isso? Ficando ligado nas dicas que a Catraca Livre Estilo tem para você!
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
Conhecidas também como melanose periorbital ou hiperpigmentação periorbital, as olheiras são classificadas em dois tipos: a vascular, quando os vasos sanguíneos ficam visíveis com a cor azulada, e a pigmentar, relacionada ao acúmulo de melanina que gera manchas marrons.
Preocupadas em dar fim a esse incômodo, pessoas que vivem com olheiras normalmente recorrem à tratamentos estéticos, principalmente à laser ou à base cremes e maquiagens, mas que demandam dinheiro e nem sempre têm resultados efetivos.
A boa notícia é que alguns cuidados diários podem ajudar a reduzir consideravelmente esse problema.
Como a pele da área dos olhos é bem mais fina e sensível que do restante do corpo, é necessário o uso frequente de protetores solares, visto que os raios do Sol tendem a afinar ainda mais a derme, além de estimular a melanina, o que só contribui com o escurecimento e inchaço da região.
Outro “amigo” das olheiras é o sal, que, por ser rico em sódio, favorece a retenção de líquido e os inchaços, assim como a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
Esfregar demais os olhos também é algo a ser evitado, assim como não limpar o rosto adequadamente na hora de tirar a maquiagem. A primeira prática irrita muito a pele e afeta a circulação da área, enquanto a segunda leva à perda de hidratação, pois obstrui os poros e impede a circulação de oxigênio, assim como favorece à acne.
Além desses cuidados rotineiros, algumas receitas com ingredientes comuns são ótimas para quem sonha em aprender como tirar olheiras de maneira natural, sem gastar uma fortuna ou se render à tratamentos estéticos agressivos.
Pensando nisso, a Catraca Livre Estilo listou 7 métodos caseiros de combate aos escurecimentos e inchaços da região dos olhos. Olha só:
- Água fria | Gelo
Diferentemente do que se imagina, a água fria é muito mais saudável para os olhos do que a quente, pois ajuda os vasos sanguíneos a se contraírem e, assim, a diminuir inchaços.
Por isso, quando for lavar o rosto, tente sempre usar água fria ou gelada.
Para fazer compressas na área dos olhos, você pode enrolar uma pedrinha de gelo em um pano ou ainda molhar o tecido e colocá-lo no freezer, para depois manter em repouso por 15 minutos na região.
- Massagem
Mesmo que esfregar os olhos não seja permitido a quem queira tirar olheiras, fazer massagens ao redor deles é uma tarefa a ser incluída na rotina de cuidados do rosto.
Comece a massagear a região com o dedo anelar, deslizando e pressionando a área suavemente, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo.
Em seguida, faça o mesmo movimento na parte inferior e finalize dando batidinhas com as pontas dos dedos indicador e médio. Por último, feche os olhos e, fazendo um pequeno círculo com o dedo anelar, pressione o canal lacrimal por alguns segundos.
Para conhecer uma técnica mais aprofundada, confira o tutorial completo da esteticista Patrícia Elias:
- Chá de camomila ou chá verde
Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, tanto a camomila quanto o chá verde devem ser seus melhores amigos na hora de amenizar olheiras.
Para isso, prepare dois saquinhos de chá para uma xícara de água, para que o líquido fique concentrado. Depois de pronto, coloque-o na geladeira e, quando estiver bem gelado, aplique nas áreas escuras e inchadas dos olhos por 20 minutos, mergulhando um pedaço de algodão ou gaze no recipiente.
Já os saquinhos utilizados para o preparo do chá devem ser levados ao freezer, até ficarem congelados. Em seguida, repouse-os sobre os olhos por 10 minutos, com a cabeça elevada para estimular os vasos a voltarem ao tamanho natural.
- Leite e mamão
Por ser rico em ácido lático, o leite é um poderoso clareador, que, aliado ao mamão, ajuda a hidratar e renovar a camada mais superficial da pele.
Para a compressa, bata meio mamão papaia com 100ml de leite até formar uma pasta consiste. Deixe a mistura na geladeira até ficar fria e aplique nas olheiras, deixando agir por 20 minutos.
- Pepino
Que atire a primeira pedra quem nunca viu no cinema ou na televisão alguém utilizando pepino no rosto em tratamentos de beleza. Isso porque o alimento é diurético e ajuda na diminuição de inchaços e na regeneração celular.
Corte duas fatias de pepino e deixe-as na geladeira até esfriarem bem. Depois, repouse as rodelas sobre os olhos por 30 minutos.
Se preferir, bata meio pepino com quatro colheres de sopa de chá verde concentrado (como na receita ensinada acima) e aplique a mistura gelada diretamente na pele.
- Morango
Com poder anti-inflamatório, o morango deve ser aplicado na pele em forma de purê. Usando a polpa da fruta bem batida, coloque-a na região dos olhos por 30 minutos para ajudar a clarear e desinchar a área.
- Hortelã
Para acabar com os sinais de uma noite ruim de sono, você pode esmagar de 5 a 7 folhas de hortelã e misturá-las em uma colher de sopa de mel.
Deixe a pasta com as folhas agindo por 15 minutos sobre a região dos olhos e, depois, enxágue com água em abundância.