9 produtos de casa que vão turbinar seus shampoo e condicionador
Saiba como aproveitar a hora do banho para tratar da saúde e beleza do seu cabelo
Apesar da paixão por cabelos tomar conta de muitos de nós, algumas pessoas não têm todo o tempo do mundo para se preocupar com cuidados das madeixas para além da hora do banho.
Investir em produtos que deem conta de tratar dos fios durante a lavagem são boas alternativas, contudo, alguns deles não dão conta de garantir a saúde e beleza do cabelo por si só. Por isso, que tal aprender a turbinar seus shampoos e condicionador para dar mais vida às suas madeixas?
- Como fazer shampoo natural caseiro com bicarbonato de sódio? Veja receita simples
- Como fazer shampoo natural usando apenas dois ingredientes que você certamente tem em casa?
- Conheça os benefícios de passar açafrão diretamente no corpo
- Black Friday da Sephora já começou! Produtos com até 70% de desconto durante todo o mês de novembro
Antes de acrescentar qualquer produto aos seus cosméticos, é bom ficar ligado para não alterar as fórmulas originais dos shampoos e condicionadores, que, além de perderem seus benefícios, podem agir da maneira contrária, deixando de proporcionar melhoras ao cabelo.
O primeiro ingrediente que promete milagres nas madeixas é o mel. Conhecido por ajudar na recuperação de fios quebradiços e porosos, principalmente danificados pela química, ele é um potente hidratante, que auxilia na nutrição e recuperação do cabelo.
Ao incluí-lo em sua rotina de beleza, evite o contato com o couro cabelo e não coloque-o diretamente na embalagem do condicionador. A melhor opção é levar o ingrediente em um recipiente até o banho, adicionar o produto e misturar com os dedos antes e durante a aplicação. Em seguida, enxágue bem.
Por não conter álcool, corante ou fragrâncias em sua composição, Bepantol é um item frequentemente usado na hidratação do cabelo, deixando-o super brilhante e macio.
A melhor maneira de usá-lo é em sua versão líquida, já que facilita a aplicação. O produto conta com propriedades higroscópicas, que estimulam à retenção de água, mantendo, assim, os fios hidratados. Além disso, o medicamento é produzido a partir do Dexpantenol, uma Pró-Vitamina B5 importantíssima para nutrição.
Nesse caso, ao invés de misturá-lo ao shampoo ou condicionador, opte por aplicá-lo assim que terminar a lavagem, nas madeixas ainda úmidas.
Para evitar a queda de cabelo, a caspa e a oleosidade excessivas, um truque já usado há muito tempo pelas pessoas mais velhas é colocar cebola crua no shampoo.
Você deve cortar o alimento em pedaços médios ou pequenos e acrescentar diretamente ao cosmético. Para obter resultados, a mistura deve ficar em repouso por pelo menos 10 dias até que a cebola solte seu suco natural, um poderoso antibacteriano que ajuda na limpeza do couro cabeludo.
No mesmo frasco em que você colocar a cebola, se quiser deixar a turbinada ainda mais a receita, acrescente um punhado de cravos e outro de alecrim à mistura.
O primeiro, por contar com ômega 3, ferro, potássio, cálcio e diversas vitaminas, auxilia na revitalização e fortificação dos fios, enquanto o segundo ajuda na ativação da corrente sanguínea, tornando-se super benéfico ao couro.
Para evitar que o cravo e o alecrim se misturem ao cabelo ou entupam a saída da embalagem, faça uma trouxinha com todos os ingredientes usando um pedaço de gaze e linha de costura para amarrar.
Caso você consiga reservar um dia da semana para cuidar um pouco mais das madeixas, dois ingredientes usados antes da lavagem prometem maravilhas aos fios. Por conter cafeína, o café acelera a corrente sanguínea, ajudando na reestruturação dos bulbos capilares e na limpeza do couro.
Para usá-lo, misture duas colheres de sopa de borra de café ao um creme de sua preferência e esfregue na cabeça antes do banho. Faça uma pequena esfoliação na raiz com a mistura e, depois de esperar 15 minutos, lave o cabelo normalmente.
O outro ingrediente é o azeite de oliva, que, rico em ácidos graxos essenciais, promove o crescimento saudável, garantindo volume e força às madeixas. Para usá-lo, aplique um pouco do óleo ao longo dos fios, sem encostar no couro, e deixe agindo por 15 minutos. Depois, enxágue e lave bem para remover os resíduos.
Quem procurar resultados mais rápidos e potentes, a melhor alternativa é investir em óleos essenciais ou ampolas de tratamento capilar.
Ambas as opções são encontradas facilmente em farmácias e lojas de cosméticos, e podem ser acrescentadas diretamente a shampoos ou condicionadores, para acelerar a aplicação e facilitar sua vida.