Aprenda a fazer um pudim de pérolas de tapioca

25/04/2014 11:41 / Atualizado em 06/05/2020 16:03
wp-image-613601
wp-image-613601
Sobremesa é acompanhada por cobertura de morango[/img]

A mandioca é a verdadeira pérola da gastronomia brasileira, tem destaque de norte ao sul do país e está presente em acompanhamentos, pratos principais e, como aqui, na sobremesa.

A mágica é cozinhar as pérolas em leite de coco e combinar o branco com o vermelho da compota de morangos, que deve ser quase uma geleia, mas com pedaços bastante consistentes.

A receita serve 6 pessoas e os ingredientes são os seguintes:

Para o pudim:

1/2 xícara de pérolas de tapioca/sagu (de mandioca)

1/2 litro de leite

200 ml de leite de coco

4 colheres de sopa de açúcar

Para a cobertura de morangos:

300 g de morangos picados

1/2 xícara de água

6 colheres de sopa de açúcar cristal


Modo de preparo:

Em uma vasilha, cobrir o sagu com água e deixar de molho alguns minutos para inchar.

Misturar o leite, açúcar e leite de coco em uma panela e levar ao fogo. Acrescentar o sagu na panela e deixar ferver, mexendo de vez em quando. Após ferver, cozinhar mais 15 minutos, mexendo bastante para formar a goma da tapioca. Cuidado para não grudar na panela. Deixe esfriar, transfira para taças e leve para a geladeira pra atingir a consistência de pudim. Retire da geladeira 30 minutos antes de servir para estar em temperatura ambiente.

Enquanto isso, faça a cobertura:

Leve a água ao fogo, misture o açúcar e mexa até dissolver bem. Acrescente os morangos picados e, com uma colher de pau, mexa até o morango quase desmanchar e criar uma calda. Deixe esfriar e sirva sobre o pudim de pérolas de tapioca.

Dicas:

1 – Procure, entre os ingredientes, na embalagem das pérolas de tapioca/sagu por mandioca, não compre se estiver escrito artificial.

2 – Você pode usar outras frutas e o mesmo método para a cobertura: maçã, damasco seco e até goiabada derretida ficam perfeitos. Se for difícil fazer a cobertura, você pode aproveitar aquela geleia que já está em casa e usar algumas colheradas.

Receita pelo chef Marcos Cardozo para a Casa Cardozo Antirrestaurante.