Cerveja Munich Helles: tudo o que você precisa saber sobre o estilo criado pela Spaten

O estilo tornou-se muito popular nos biergartens alemães e, cada vez mais, tem feito parte das celebrações cervejeiras dos brasileiros

Conteúdo por Spaten
27/09/2022 08:23 / Atualizado em 30/09/2022 17:15

Com intenso sabor de malte e fácil de beber, o estilo Munich Helles tem conquistado, cada vez mais, o coração dos brasileiros.

Isso porque é capaz de agradar tanto a quem gosta de uma bebida mais marcante como também quem prefere cervejas mais leves.

Spaten inventou o revolucionário estilo Munich Helles, uma cerveja clara, com corpo médio e de amargor na medida certa!
Spaten inventou o revolucionário estilo Munich Helles, uma cerveja clara, com corpo médio e de amargor na medida certa!

Esse estilo foi criado pela cervejaria Spaten, na cidade de Munique, na Alemanha, para competir com as cervejas Pilsner, que eram mais leves, mais claras e com menos sabor de grãos torrados do que a bebida até então fabricada pela marca desde seu surgimento.  

O próprio nome Munich Helles é uma referência a essas características, já que pode ser traduzido de forma simples para “a clara de Munique”. A cerveja é conhecida como uma lager de cor dourada, e, no caso da Spaten, tem 5,2% de teor alcoólico e 16 de IBU.

E não poderia ser por outro motivo que a cerveja logo se tornou bastante popular nos biergartens do sul do país, ou “jardins de cerveja”, locais a céu aberto onde as pessoas se reúnem para beber, comer e celebrar a vida. 

Outro fato curioso é que a Spaten carrega em seu brasão as iniciais G.S. e a figura de uma pá. Trata-se de uma abreviação do mestre cervejeiro Gabriel Sedlmayr, criador do estilo Munich Helles, que foi responsável por elevar a marca a outro patamar.

A Munich Helles é uma cerveja refrescante, sendo saborosa e de amargor agradável
A Munich Helles é uma cerveja refrescante, sendo saborosa e de amargor agradável - Spaten – Divulgação

Já o desenho do rótulo é uma referência à principal ferramenta utilizada para trabalhar com o malte na fabricação da cerveja. O próprio nome da marca significa “pá”, em alemão.

A história da marca também está intimamente ligada com a Oktoberfest de Munique, uma vez que é uma das seis cervejas oficiais da festa, desde suas primeiras edições. É tradição, inclusive, dar início às festividades com a sangria do barril de Spaten para o primeiro grande brinde do evento!

E para trazer todo o clima de Munique para o Brasil, Spaten preparou recentemente experiências únicas, como biergartens proprietários em três grandes capitais do país (Brasília, Belo Horizonte e Recife), presença nas Oktoberfests de Blumenau, segunda maior do mundo, São Paulo e Santa Cruz do Sul.

Além de ativações, com o Circuito de Bares Spaten, espalhadas por todo o território nacional, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, Recife, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Blumenau e Santa Cruz do Sul. Confira os locais aqui

A primeira Munich Helles

Criada em 1397, na cidade de Munique, a Spaten é considerada uma das primeiras cervejas puro malte do mundo! Ela nasce antes mesmo da criação dos biergartens no país e, por esse motivo, tem forte ligação com essas experiências ao ar livre.

A marca chegou ao Brasil em 2021 e trouxe consigo várias tradições alemãs. Tudo isso, destacando também as grandes mesas de madeira, ideais para compartilhar uma boa cerveja com os amigos, uma tradição que se mantém atual ao longo dos tempos. Assim como a própria Spaten.

https://www.youtube.com/watch?v=sALGdrl8EDw