Conheça o calendário da Rota Gastronômica do Cambuci 2014

Há boas notícias para a Mata Atlântica com a VI Rota Gastronômica do Cambuci, em 2014, já que o interesse do consumidor pelo fruto nativo cresceu, produtores de novos municípios se engajaram na iniciativa, e com isso o cultivo, que é integrado ao ambiente natural, passa a mobilizar mais pessoas no sonho de manter a floresta de pé.

A Rota Gastronômica do Cambuci tem como objetivo resgatar e fomentar o cultivo e o consumo desta fruta nativa da Mata Atlântica de forma sustentável, abrangendo aspectos gastronômicos, históricos, culturais, ambientais, econômicos e turísticos, como estratégia de conservação ambiental e geração de renda.

Anualmente, é realizado um circuito de Festivais Gastronômicos e um Arranjo Produtivo Regional com a comercialização de produtos desenvolvidos a base do cambuci, como cachaças, licores, sucos, sorvetes, trufas, molhos, xaropes, cosméticos e muito mais. A programação tem entrada Catraca Livre.

No dia 5 de abril, a VI Rota do Cambuci teve início em Mogi das Cruzes, envolvendo os produtores locais e dos outros municípios integrantes.

Conheça o calendário 2014 e acompanhe as matérias no site www.rotadocambuci.org.br.

5 e 6 de abril – Mogi das Cruzes

12, 13, 19, 20, 26 e 27 de abril – Santo André (Paranapiacaba)

16 a 18 de maio – Rio Grande da Serra

31 de maio – São Paulo (Largo de Parelheiros)

6 a 8 de junho – Salesópolis

6 de Julho – Caraguatatuba

19 e 20 Julho – Natividade da Serra

9 e 10 de agosto – São Lourenço da Serra

23 e 24 de Agosto – Paraibuna

13 e 14 de setembro – São Paulo (Mercado de Santo Amaro)

20 e 21 de setembro – Ribeirão Pires

26 a 28 de setembro – Bertioga

11 e 12 de outubro – São Paulo (Mercado Municipal)

 

A Rota é coordenada pela AHPCE, está inserida no Plano de Metas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV) e conta  com os produtores e das Prefeituras Municipais de Mogi das Cruzes, Santo André , Rio Grande da Serra, São Paulo , Salesópolis, Caraguatatuba, Natividade da Serra, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Ribeirão Pires, Bertioga, do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, Ecotur, restaurante Senzala e Rota Dória para a realização dos Festivais.