Feira gastronômica inspirada na obra de Oswald de Andrade comemora aniversário de SP
Feira inspirada no manifesto antropofágico reúne pratos com ingredientes brasileiros e transformados pelas influências estrangeiras
No dia 25 de janeiro, São Paulo completa 460 anos e, na véspera do aniversário, a Oficina Cultural Oswald de Andrade presta uma grande homenagem à cidade com o projeto “Antropofagia Paulistana”.
O evento reúne os diferentes aspectos da cidade através de espetáculos teatrais,música e, principalmente, os sabores, cores e cheiros de sua comida com a Feirinha Gastronômica. Das 12h às 21h, com entrada de 5 a 15 reais.
Sabores da poesia modernista
Inspirada no “Manifesto Antropofágico” de Oswald de Andrade, a feira busca mostrar uma São Paulo que “deglute o mundo”, com típicas receitas da cozinha brasileira influenciadas pela culinária estrangeira.
Com menus inspirados em citações da obra oswaldiana, 10 barracas de cozinheiros de destaque do cenário gastronômico paulistano serão montadas na área externa da Oficina. Confira a programação completa do evento.
“Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem.”
Vera Lúcia – Buffet Nordestino
Com sua Macaxeira Rösti, recheada com quatro opções de sabores: a Nordestina de carne seca e queijo muçarela, a Portuguesa com bacalhau em lascas e cebola, a Caipira com ragu de linguiça e milho verde, e a Francesinha de abobrinha com queijo roquefort.
“Contra as religiões de Meridiano.”
Nilcéia – do Acarajé da Barra
Apresenta duas versões do prato que mais representa a antropofagia gastronômica brasileira, o prato ícone da comida de santo e do sincretismo religioso, o tradicional acarajé em duas versões: a original e a modernista.
“Tupi, or not tupi that is the question.”
Antonio e Denise – da Terroir Brasil
Irão servir um sanduíche de pernil ao chutney de abacaxi, queijo brie e geléia de cebola roxa, e os tradicionais salgadinhos como o bolinho caipira com carne moída, coxinha de galinha e kibe.