Festival Disco Xepa reúne chefs e artistas contra o desperdício

Evento prova que é possível aproveitar alimentos de forma criativa

Gastronomia consciente, música e arte. O Festival Disco Xepa chega a Brasília neste fim de semana para provar que é possível comer muito bem sem desperdício. Criado pelo Rede Jovem Slow Food, o evento acontece neste sábado, dia 13, das 9h às 11h, na Ceasa-DF.

Canapés preparados no Disco Xepa com alimentos que iriam para o lixo.

Essa é a primeira edição do evento em Brasília, mas 75 cidades em 15 países já recebem o projeto. Com pinta de festa, o Disco Xepa é muito mais. Chefs de cozinha da cidade e voluntários reúnem a xepa, os alimentos que sobram da feira e que iriam para o lixo, e fazem saborosas sopas, sucos, saladas que são distribuídos para os frequentadores da feira.

A ideia é clara: combater o desperdício de alimentos com criatividade. Por isso, o evento conta com oficinas de aproveitamento integral dos alimentos da Medida Caseira, Disco Xepinha para os pequenos, com a Arca do Sabor, arte urbana com o artista plástico Rafael Hiran, set musical e a companhia de cozinheiros da cidade.

Quem quiser participar pode se voluntariar para cozinhar, preparar e distribuir os alimentos através do e-mail cerrado@slowfoodbrasil.com.

Dados

De acordo com o relatório de 2014 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), os alimentos desperdiçados exclusivamente na venda a varejo na América Latina e Caribe poderia alimentar mais de 30 milhões de pessoas, ou seja, 64% dos que passam fome na região.

Só no Brasil, desperdiçam-se mais alimentos nas vendas a varejo do que seria necessário para alimentar toda a população que passa fome no país.