Produção e consumo de alimentos orgânicos é foco de programação
Que tal aprender a elaborar a sua própria refeição totalmente livre de agrotóxicos? De 4 a 19 de outubro, o Sesc Pompeia recebe uma programação saudável e de dar água na boca naqueles que buscam ter uma alimentação mais leve e natural. Oficinas culinárias, intervenções gastronômicas e passeios à horta da unidade visam conscientizar o público em relação à importância dos alimentos não industrializados. Todas as atividades têm entrada Catraca Livre.
Confira abaixo a programação completa:
Intervenção Gastronômica
Dias 4 e 18 de outubro, sábados, das 11h às 13h30
A partir de alimentos crus de origem orgânica, as chefs de cozinha Claudia Mattos e Adriana Vernacci elaboram, ao ar livre, pratos simples. Os ingredientes são uma doação dos agricultores da COOPERAPAS (Cooperativa de Agricultores de Parelheiros).
A intervenção é seguida de uma degustação e tem mediação de um agricultor da região, Ernesto Oyama, com o objetivo de interligar esensibilizar o público para a questão da produção de alimentos no estado de São Paulo.
Baseada na ação Chef na Feira e criada pelo Instituto Kairós em parceria com o Slow Food. Marcando a comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a atividade volta a acontecer no dia 18 de outubro.
Claudia Mattos: Chef e proprietária do Espaço Zym e membro do Slow Food e do Transition Towns. Foi nomeada delegada do COMUSAN (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) em 2010 e é membro do Slow Food.
Adriana Vernacci: Chef e membro do Slow Food, é uma das responsáveis da atividade Chef na Feira, realizado na Feira do Modelódromo do Ibirapuera.
Instituto Kairós: Instituição sem fins lucrativos focada na área de sustentabilidade e consumo responsável. Atua ao lado de diversos parceiros desenvolvendo ações de consumo responsável. Criador da atividade Chef na Feira, realizado na Feira Orgânica do Modelódromo do Ibirapuera, em parceria com o Movimento Slow Food.
Slow Food: Organização não governamental internacional fundada em 1986 com o objetivo de promover uma maior apreciação da comidae melhorar a qualidade das refeições e de produção – valorizando produto, produtor e meio ambiente.
Ernesto Oyama: Agricultor que realiza cultivo de hortas orgânicas na região de Parelheiros. Participou do curta metragem “Produzindo Em São Paulo”, realizado pelo Instituto 5 Elemento.
COOPERAPAS (Cooperativa de Agricultores de Parelheiros): Fundada em 2011, é uma cooperativa de agricultores da região de Parelheiros, extremo sul da cidade de São Paulo. Atua na venda e cultivo de alimentos sem agrotóxicos. As áreas cultiváveis ficam localizam-se na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé.
Oficina de Culinária Orgânica
Dias 16 e 18 de outubro, quinta e sábado, das 15h às 17h
São apresentadas ao público receitas simples, elaboradas a partir de alimentos de origem orgânica e com caraterísticas nutricionais específicas, visando uma reflexão sobre o bem-estar físico e a alimentação saudável, assim como a importância do uso dos alimentos orgânicos e a sustentabilidade com um todo.
Com Claudia Mattos, Adriana Vernacci e membro do Instituto Kairós.
Uma Tarde na Horta
Dia 19 de outubro, domingo, das 14h30 às 18h
Atividade integrante da programação de Turismo, um passeio à Horta da Vila Pompeia leva o público para conhecer o trabalho realizado de maneira comunitária entre os moradores da região e entender como é realizado esse plantio natural, sem utilização de agrotóxicos.
Com Paulo Fonseca e David Carolla.
David Carolla: Guia de Turismo credenciado pela EMBRATUR e ator.
Paulo Fonseca: Biólogo graduado pela USP. Trabalha com permacultura, agroecologia e restauração florestal/ecológica e educação socioambiental, participando de projetos e ministrando cursos e oficinas nesse contexto há mais de seis anos para públicos diversos. É corresponsável pela idealização, articulação e mobilização da Horta Comunitária da Vila Pompeia – SP
[tab:END]