Sanduíche vegano leva cogumelo empanado em vez de pão; aprenda
Sem glúten e sem lactose, lanche do À Base de Planta é frito e recheado com disco de tofu marinado
Oi! A receita de hoje é um sanduíche vegano com cogumelos shitake empanados e fritos que substituem os pães. O lanche é recheado com disco de tofu marinado, “queijo” de batata e milho, avocado, tomate, cebola, mostarda, pimenta e folhas de beterraba baby.
Vegano adora inventar uma moda, né? É!!! Rs. Pão é uma delícia e eu adoro (os sem ovos e sem leite, claro!), mas também amo criar coisas novas para sair da caixa, ampliar o paladar e variar as receitas básicas do dia a dia. Bora experimentar? Garanto uma explosão de sabores!
Para mais receitas veganas, siga o perfil do À Base de Planta no Instagram.
- Chá desta folha fortalece o cabelo e ajuda na prevenção de inflamações
- Alecrim: anti-inflamatório natural para desinchar o corpo; aprenda a usar
- 5 alimentos que retardam o envelhecimento do cérebro
- Alecrim ajuda a desinchar o corpo; aprenda como usar
“Pães” de cogumelos empanados
- 2 cogumelos shitake grandes (os desta receita têm 8 cm de diâmetro e 35g cada)
- 4 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1 colher de chá de chimichurri
- 1/4 xícara de chá de água morna
- 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca flocada biju
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de pimenta do reino moída
- 1 xícara de óleo vegetal para fritar
Em um recipiente, coloque o amido de milho, o shoyu, o chimichurri e a água morna. Misture bem até formar uma pastinha cremosa. Em outro prato, junte a farinha de mandioca biju, o sal e a pimenta do reino.
Limpe os shitakes com uma folha de papel toalha úmida e retire os talos com uma faca. Passe um cogumelo de cada vez na mistura de amido de milho, até que esteja todo envolvido. Em seguida, passe pela farinha de mandioca, também cobrindo todinho.
Em uma panela, frite os cogumelos empanados imersos em óleo vegetal quente. É importante deixar fritar bem, até que estejam dourados e cozinhem por dentro.
Caso você não encontre shitakes tão grandes, que tal usar os menores para minilanchinhos? É só seguir a mesma receita, mas fazendo em miniatura. Super dica para servir em festas, hein?
Disco de tofu marinado
- 1 pacote de tofu extra firme
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de chá de fumaça em pó/sal defumado
- 1 colher de chá de fumaça líquida
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de cebola em pó
- 1 colher de chá de páprica defumada
Retire todo o bloco de tofu da embalagem e drene. Para isso, você precisa colocar o tofu entre dois pratos e um peso por cima pressionando levemente. Deixe assim por cerca de trinta minutos e seque com um pano.
Corte uma fatia de cerca de um centímetro. Então, com a ajuda de um aro metálico ou de um copo de espessura fina, pressione gentilmente sobre a fatia, cortando um círculo. Eu usei um aro de oito centímetros para acompanhar o tamanho dos meus cogumelos. Caso os seus sejam maiores ou menores, use um molde equivalente.
Misture bem o restante dos ingredientes em um recipiente e deixe o disco de tofu submerso marinando na geladeira por meia hora.
Os temperos usados nessa marinada podem ser substituídos pelos de sua preferência. Mantenha a proporção de uma parte de óleo (pode ser azeite, óleo de gergelim, óleo de coco, etc) para três partes de ácido (pode ser qualquer vinagre, limão, laranja, etc).
Depois de marinar, esquente uma frigideira com um fio de óleo de gergelim e frite o disco de tofu dos dois lados.
“Queijo” de batata e milho
- 1 batata grande (cerca de 200g) ou 1 xícara de batata amassada
- 1/2 xícara de milho verde cozido
- 2 colheres de sopa de polvilho azedo
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1/2 limão (sumo)
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de cebola em pó
- 1 colher de chá de orégano
- 2 colheres de chá de sal
- Essência artificial sabor queijo ou levedura nutricional a gosto
Cozinhe a batata em água até ficar bem molinha. Descasque e esprema com a ajuda de um amassador, de um garfo ou de um espremedor de batatas.
Coloque uma xícara da água do cozimento da batata, ainda quente, no liquidificador. Em seguida, acrescente uma xícara de batata amassada e o restante dos ingredientes.
Leve essa mistura ao fogo em uma panela, mexa bem até que ganhe consistência e desgrude do fundo. Então, deposite em um recipiente e leve à geladeira até esfriar completamente.
Por fim, desenforme sobre um prato. A consistência será parecida com a de queijo. Corte um pedaço e grelhe em uma frigideira sem óleo. Coloque essa fatia sobre o disco de tofu.
Outros acompanhamentos
Neste sanduíche, usei avocado, cebola cortada bem fininha, tomate cereja picado, mostarda, molho de pimenta sriracha e folhas de beterraba baby. Você pode usar os ingredientes frios que preferir. Vale trocar o avocado por abobrinha, as folhas de beterraba por alface, assim por diante.
Curtiu? Conta pra mim no À Base de Planta no Instagram.